Campus Guarapuava inaugura o maior teatro da região Centro-Oeste
O maior teatro da região Centro-Oeste do Paraná foi inaugurado na última sexta-feira, 30, no Campus Guarapuava da UTFPR. Com capacidade para 508 pessoas, o local promete se tornar um polo de integração cultural e educacional no estado e poderá receber eventos locais e de toda a região na sede da Instituição. Com investimento de R$ 4,8 milhões, viabilizados por meio de emendas parlamentares, o espaço foi projetado para realizar congressos, apresentações artísticas, eventos acadêmicos e ações de extensão da Universidade.
Para a cerimônia de inauguração estavam presentes o reitor Everton Lozano, a vice-reitora Vanessa Ishikawa, o diretor-geral do Campus, Marcelo Granza, os demais diretores-gerais dos outros 12 campi da Universidade, a equipe de gestão da Reitoria, além de servidores, estudantes e convidados do Campus.
Também participaram os deputados federais Toninho Wandscheer, Tadeu Veneri e Zeca Dirceu, a deputada estadual Cristina Silvestri, o prefeito Denilson Baitala, a vice-prefeita Rosângela Virmond, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Moraes, e demais secretários e vereadores do município.
O reitor Everton Lozano destacou o protagonismo do Campus com essa iniciativa. “Essa obra vai colocar Guarapuava e a UTFPR numa rota cultural, a qual fará da Universidade Tecnológica Federal do Paraná também um roteiro especial na cultura. Temos orgulho em ver obras como essa sendo entregues e que trazem o benefício direto para a sociedade”, afirma.
O diretor-geral do Campus, Marcelo Henrique Granza, falou sobre a importância do novo teatro para a comunidade. “Está sendo inaugurado este espaço que abrirá as portas da universidade e trará seminários, palestras, peças e muita cultura. Será um grande benefício não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda Guarapuava e região”, completa.
O teatro recebeu o nome de Enedina Alves Marques, em homenagem a mulher que foi a primeira engenheira do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil.
A inauguração contou também com as apresentações da cantora Flávia Pilati, da Banda Municipal, Coral Municipal e Orquestra Municipal de Guarapuava .
Enedina Alves Marques
O nome do teatro é uma homenagem a primeira engenheira negra do Brasil, com indicação aprovada pelo Conselho do Campus, após consulta a servidores e estudantes. Segundo a direção, a escolha reforça o compromisso da UTFPR com a representatividade, a inclusão e a valorização da diversidade.
Enedina Alves Marques se formou na década de 1940, superou diversos obstáculos sociais e financeiros, trabalhando como professora e diarista para custear sua formação em Engenharia Civil pela UFPR - a qual se formou como a primeira engenheira mulher do Paraná. Em sua profissão, participou de obras importantes como a Casa do Estudante Universitário de Curitiba e a Usina Capivari-Cachoeira.
Recondução ao cargo
Além da inauguração do novo espaço, foi realizada a cerimônia de recondução ao cargo do então diretor Marcelo Granza para um mandato de mais quatro anos à frente do Campus, além da entrega do título de Cidadão Honorário de Guarapuava ao diretor, emitido pela Câmara Municipal.