Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Cargo de reitor é transmitido para Everton Lozano, que fará gestão da UTFPR até 2028

Cargo de reitor é transmitido para Everton Lozano, que fará gestão da UTFPR até 2028

Publicado 12/18/2024, 7:48:26 PM, última modificação 12/19/2024, 10:18:43 AM
Em solenidade que rememorou 115 anos da instituição, reitor Everton Lozano assume e defende reformulação no ensino superior

Mesa da cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UTFPR (Foto: Comunicação)

O ex-reitor da UTFPR Marcos Schiefler transferiu o cargo para o atual reitor da instituição, Everton Lozano, em solenidade realizada na sede da Reitoria, em Curitiba , nesta quarta-feira (18). O evento contou com a participação de todos os ex-reitores da Universidade e rememorou os 115 anos da instituição.

O reitor já havia sido empossado em Brasília na última quinta-feira (12) e assumiu o cargo em setembro, quando a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Ele foi o vencedor da consulta feita junto à comunidade acadêmica e a escolha foi referendada pelo Conselho Universitário (Couni) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a cerimônia de transferência de cargo, Everton Lozano agradeceu à sua equipe, à família e defendeu a reformulação do ensino superior e disse que sua candidatura foi pautada na construção de sinergia dentro da universidade: “candidatei-me com o propósito de harmonia institucional, pacífico, ameno. Com direito ao contraditório, porque isso nos leva para frente, mas em harmonia”.

Everton Lozano é o reitor mais jovem a assumir o cargo, aos 44 anos, e destacou que a instituição precisa estar norteada pela inovação e para a formação que atenda às demandas da sociedade e dos estudantes. Nesse cenário, defendeu uma reformulação do ensino superior. “O Brasil se destaca em seu sistema público de ensino (...) e isso é um privilégio. Nós clamamos enquanto tecnológica para que possamos responder para a sociedade sobre qual a diferença entre a UTFPR, que tem o “T” [de Tecnológica], entre as outras universidades. Para ser o MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos] do Brasil precisamos que o MEC olhe para a tecnológicas como um grande filão de mercado”, mencionou o reitor, que também pediu mais vagas para servidores técnicos-administrativos e professores.

Adilson Santana de Carvalho, diretor de programas da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, que compôs a mesa do evento, destacou que o slogan do Governo Federal, “União e Reconstrução”, tem por objetivo também recompor o ensino superior brasileiro. “Houve uma campanha de difamação [contra as universidades federais] e muitos jovens não entendem a importância do ensino superior e como isso é importante para mudar a vida das pessoas”, disse. Carvalho também destacou a importância da tecnologia para sociedade, para o país e para o mercado de trabalho.

A UTFPR é a primeira e até 2024 a única Universidade Tecnológica do Brasil e a maior instituição federal multicampi do país. Para 2025, a expectativa é que mais duas instituições de ensino superior se somem à UTFPR como universidades tecnológicas, com a transformação do Cefet-MG e Cefet-RJ que tramita no Congresso Nacional.

Homenagens

Os ex-reitores Marcos Schiefler (2020-2024), Luiz Alberto Pilatti (2016-2020), Carlos Eduardo Cantarelli (2008-2016) e Éden Januário Netto (2005-2008 – participação virtual) foram homenageados durante a solenidade.

Em seu discurso, o reitor Everton Lozano se emocionou ao se lembrar de sua origem humilde, em Ubiratã, no Paraná. O novo gestor possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde também realizou mestrado em Agronomia, e doutorado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Associado III da UTFPR, Lozano atua nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, e nos programas de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Agronomia e Zootecnia da Universidade.

Antes disso, foram homenageados os ex-reitores da UTFPR. O primeiro foi o professor Éden Januário Netto, que assumiu em 2005, momento da transformação do Cefet-PR em UTFPR. “O papel da universidade é oportunizar uma visão mais ampla para as pessoas. Momentos [como este] são importantes porque vislumbram o futuro”, declarou por videoconferência.

No palco, o ex-reitor Carlos Eduardo Cantarelli, após ser homenageado, agradeceu e refletiu sobre os momentos de mudança pelos quais passou a UTFPR. “Eu me lembro que quando saiu a transformação [para Universidade] nós caímos de felicidade. Mas paramos de ser a 1ª [melhor colocada] instituição em educação profissional do Brasil para ser a última Universidade [por ser mais nova]”.

Também recebeu sua homenagem o ex-reitor Luiz Alberto Pilatti, que assim como Carvalho relembrou momentos desafiadores ao ensino superior, mas enfatizou que a UTFPR tem o potencial para se tornar referência no Brasil. “Nós vivemos um momento muito difícil da educação neste país. Passamos por um governo que desacreditou completamente do Ensino Superior. Então, meu amigo Everton [Lozano] eu quero lhe dar alguns conselhos. Primeiro: cuide da coisa pública; segundo: reinvente a UTFPR, precisamos reinventar. A UTFPR é um bem que o Brasil tem; e o último conselho: recomponha o nosso quadro de pessoal”.

Já o ex-reitor Marcos Schiefler falou do desafio em administrar a UTFPR durante a pandemia. Também destacou seu relatório de gestão, agradeceu a equipe com quem trabalhou e destacou o papel democrático que as universidades públicas têm. “Uma das coisas que muito me orgulho é a mudança histórica que fizemos na consulta. A comunidade acadêmica passou a organizar a consulta e garantimos a paridade, aprovada no Conselho Universitário. A universidade precisa agir como um pilar da democracia. A democracia deve ser cultivada, cuidada, respeitada e desejo que você entregue uma UTFPR melhor do que recebeu”, disse o professor.

O reitor Everton Lozano encerrou o evento afirmando que para além do cargo, o que importa é a instituição. “O cargo de presidente, de secretário, de reitor, isso passa. Mas a instituição fica. Então é pela UTFPR que vou trabalhar e tomar cada decisão”.

A cerimônia de posse foi transmitida pelo Canal da UTFPR (YouTube) e as fotos do evento estão no Flickr UTFPR em Imagens.


Reportar erro