Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR e Universidade de Shinshu discutem novos acordos

UTFPR e Universidade de Shinshu discutem novos acordos

Publicado 1/29/2025, 11:18:11 AM, última modificação 1/31/2025, 5:04:54 PM
Instituição japonesa têm mais de 10 anos de parceria com a Universidade

Nesta quarta-feira, dia 29, a UTFPR recebeu a delegação da Universidade de Shinshu, do Japão, para discutir novos acordos entre as instituições, na sala de reuniões da Reitoria em Curitiba . Estiveram presentes o vice-presidente de planejamento e estratégia internacional, Shinichi Yonekura, e o diretor do Centro para Educação e Colaboração Global da instituição, Sengoku Yu.  

A dupla de dirigentes japoneses foi recebida pelo reitor Everton Lozano; pela assessora de Desenvolvimento Estratégico, Vanessa Ishikawa; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Michele Potrich; pelo pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, José Fabri; pelo diretor de Relações Interinstitucionais, Carlos Cziulik, além de demais diretores e gestores das áreas.

Desde 2013, a UTFPR tem acordos de cooperação com a Universidade de Shinshu, através de programas de intercâmbio acadêmico e científico de estudantes de ambas as instituições.  “Queremos fortalecer ainda mais essa parceria em diferentes áreas para que possamos expandir as possibilidades para alunos e servidores dessas universidades”, afirmou o reitor.

Segundo o vice-presidente de Shinshu, a visita estava programada há cinco anos e teve que ser adiada para este momento, por conta da pandemia. “Eu tinha o plano de vir aqui em 2020. Infelizmente, com a pandemia, a reunião foi cancelada. Mas agora estou muito feliz de estar aqui para manter essa colaboração ainda mais ativa”, diz Yonekura.

O encontro possibilitou a discussão de programas de intercâmbio e projetos conjuntos, envolvendo a apresentação de possibilidades da UTFPR relacionadas às áreas de Agronomia, Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Engenharia Têxtil. “Nós já temos um vínculo forte em várias frentes. Temos recebido muitos estudantes da UTFPR e, por isso, queremos expandir ainda mais esses acordos”, conclui Yu.

Mais sobre

Estudantes da UTFPR já participaram do programa Sakura, com o financiamento da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST). Outra oportunidade aberta aos alunos é a pós-graduação Stricto Sensu com o Programa MEXT (sigla do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão), o qual oferta a possibilidade de bolsa de estudo do governo japonês.

Reportar erro