Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Edição Pint of Science 2024 será entre os dias 13 e 15 de maio

Edição Pint of Science 2024 será entre os dias 13 e 15 de maio

Publicado 5/6/2024, 9:31:59 AM, última modificação 5/6/2024, 9:33:11 AM
Pré-lançamento do evento em Campo Mourão será nesta quinta, dia 09

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vem aí mais uma edição do Pint of Science. Este ano, o evento ocorrerá entre os dias 13 e 15 de maio e já bateu o novo recorde de cidades participantes pelo País. Ao todo, serão 179 municípios (41 novos) de todas as regiões e a expectativa do comitê organizador é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.

Mas afinal, o que é o Pint of Science?

A proposta é levar a discussão da ciência mais próxima da sociedade, então, veio a ideia de fazer isso em um bar. Tudo começou em 2012, com os pesquisadores Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, que organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando.  Como acharam que o resultado foi inspirador, pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra, em 2013.

No Brasil e na América do Sul, a primeira edição foi realizada em 2015, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Desde então, o festival foi expandindo-se pelo país e a UTFPR se tornou parceira do evento.

Pesquisadores da UTFPR

Pelo Paraná, a UTFPR terá pesquisadores participantes e organizadores do evento em diversas cidades. Para o coordenador local, Ricardo Canute Kamikawachi, essa é mais uma oportunidade de aproximar a ciência da sociedade. “Este ano, temos vários pesquisadores da Instituição participando em diversas cidades”, destaca.

No município de Campo Mourão, teremos um pré-lançamento do evento no dia 09 de maio, das 19h30 às 21h30, com a palestra “Física Mágica” dos pesquisadores de Física da UTFPR, Oscar Rodrigues dos Santos e Michel Corci Batista. O encontro será no Passeio Seo Silvestre.

Já no dia 13, teremos a palestra “Explorando a superfície da Terra - Sandbox e realidade aumentada”, da pesquisadora Maristela Denise Moresco Mez e do pesquisador André Luiz Satoshi Kawamoto, e a “Armazenamento de energia:  Mas afinal, é possível estocar vento?”, da professora Karla Silva. As duas conversas serão no Bendito Bar. No dia 14, no Cayenna Steak House, serão os professores Edson Hirata e Paulo Agenor Alves Bueno, com as palestras, respectivamente, “No país do futebol, como os demais esportes arrumam dinheiro?”, e “Solo, tem muita vida no chão que você pisa!”.

Em Cornélio Procópio, no dia 14, o tema será “Vamos conversar sobre Educação Inclusiva” e a pesquisadora Camila Dias de Oliveira Sestito falará sobre “Educação Inclusiva e Digital para a Terceira Idade” e o pesquisador Vanderley Flor da Rosa dará a palestra sobre “Inclusão: contextualização e possibilidades”. No dia 15, é a vez do pesquisador Evandro Estevão Marquesone com o tema Vamos falar sobre poluição na palestra “Como a matemática aplicada pode ajudar a entender (melhor) problemas causados por poluição”. Nos dois dias, as palestras acontecem no Bud Park.

A capital Curitiba começa, no dia 13, com a palestra “Mas, afinal de contas, o Prêmio Nobel do César Lattes "foi roubado" ou não?” do pesquisador Nestor C. Saavedra Filho, no Didi Restaurante e Bar da Silva Jardim. No dia 14, é a vez do professor Francis Kanashiro Meneghetti com o tema “(In)Tolerância: Uma Análise (Científica) Sobre a Realidade Brasileira”, no Janaíno Vegan Bar. Para encerrar, no dia 15, o evento terá a palestra “Radiações ionizantes na medicina: um pouco do que a física nuclear pode fazer pela sua saúde”, com a pesquisadora Anna Luiza Metidieri Cruz Malthez, no Hop´n Roll Brewpub.

Os professores de Dois Vizinhos participarão com a palestra “Biológicos: Uma nova era no Agro”, no dia 13, com o professor Sérgio Miguel Mazaro, no Box Place; no dia 14, com o tema “Animais transgênicos: além da ficção”, da pesquisadora Flavia Regina Oliveira de Barros, no Condado Food Park; e, no dia 15, com a palestra “Microplásticos: é só jogar fora?”, da professora Nédia Ghisi, no Box Place.

A programação em Guarapuava contará com a palestra “Engenharia mão na massa: Projeto MEI-U em Guarapuava” do professor André Luiz Soares, no Play'n Burguer, no dia 15,

A programação completa de cada cidade está disponível no site oficial do evento.