Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
ONU escolhe software da UTFPR para uso internacional

ONU escolhe software da UTFPR para uso internacional

Publicado 1/25/2023, 9:13:37 AM, última modificação 1/25/2023, 3:17:18 PM
Trata-se do Lavoisier, um software feito em parceria com o Ibict e que traz informações do ciclo de vida dos produtos

Foto: Freepik

Um software desenvolvido pela UTFPR em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai ser utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar produtos sustentáveis no mundo todo.

O sistema começou a ser desenvolvido em 2019 por pesquisadores do Centro de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (Gyro) do Campus Curitiba. Segundo a coordenadora Cássia Maria Lie Ugaya, o projeto teve início durante a Rota Estratégica de Bases de Dados Nacionais de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), um projeto internacional em que a UTFPR liderou nacionalmente.

Como um dos resultados da Rota, o software Lavoisier faz a comunicação entre as informações de sistemas e padrões das bases de dados de ACV dos produtos de diversos países. “O software disponibiliza dados para avaliar o desempenho ambiental de produtos e organizações, realiza a conversão de formatos de dados e foi escolhido porque tem uma boa taxa de conversão, por não perder dados, por ser modular e se adaptar quando os formatos são alterados”, explica a pesquisadora Cássia Ugaya.

Pela UTFPR, participa do projeto do Lavoisier, além da professora Cassia, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM), José Paulo Savioli, responsável pela programação do software.

Nesta semana, o Ibict recebeu a confirmação do software brasileiro ter sido o escolhido pela ONU Meio Ambiente, após a avaliação de um comitê gestor de técnicos e especialistas de vários países.

Os pesquisadores completam que o Lavoisier vai ajudar na tomada de decisão do setor público, privado e dos consumidores fornecendo informações para optarem por produtos com uma pegada menos poluente.

ACV

A Avaliação do Ciclo de Vida traz informações sobre a sustentabilidade de cada produto, levando em conta a extração de recursos naturais para produção, fabricação, uso, até o descarte final dele.

É uma ferramenta importante para a elaboração dos rótulos ambientais, para a gestão de políticas públicas e da economia circular.