Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Pesquisa sobre segurança em barragens ganha prêmio internacional

Pesquisa sobre segurança em barragens ganha prêmio internacional

Publicado 11/23/2023, 12:49:23 PM, última modificação 11/23/2023, 12:50:05 PM
Trabalho foi desenvolvido pelo mestrando do CPGEI do Campus Curitiba, Erik Tarlles Silveira

Foto: Freepik

O trabalho do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) do Campus Curitiba, Erik Tarlles Silveira, recebeu o Prêmio de Melhor Pôster de Aluno (Best Student Poster Award) apresentado durante o 20th SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference (Conferência Internacional de Microondas e Optoeletrônica), realizado em Barcelona (Espanha), entre os dias 05 e 09 de novembro.

Os seus estudos do "Preprocessing Algorithm for Seismic Signals Monitored by Fiber Optic Distributed Sensors" (Algoritmo de Pré-processamento para Sinais Sísmicos Monitorados por Sensores Distribuídos por Fibra Óptica) foram orientados pelos professores Jean Carlos Cardozo da Silva e Cicero Martelli.

As pesquisas tratam da aplicação da tecnologia de sensoriamento acústico distribuído em análise sísmica para avaliação de integridade estrutural de barragens. “Esta é uma tecnologia inédita para segurança de barragens”, explica o orientador Jean Carlos da Silva.

O trabalho conta com financiamento do projeto de P&D ANEEL (P&D 03936-2201/2022), o qual busca o desenvolvimento de novas tecnologias para aplicação nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia no Brasil.

Além da premiação, o professor Jean Carlos Cardozo da Silva foi convidado para realizar a palestra "Distributed Optical Fiber Sensing Technologies Applied to Energy Systems" (Tecnologias de Sensoriamento de Fibra Óptica Distribuída Aplicadas a Sistemas de Energia).

Evento

A Conferência Internacional de Microondas e Optoeletrônica (SBMO/IEEE MTT-S) é um fórum bienal sobre métodos e técnicas de micro-ondas, ondas milimétricas, terahertz e fotônica para ciência e engenharia, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela IEEE Microwave Theory. e Sociedade de Técnicas do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE MTT-S). O evento é considerado um importante fórum internacional para troca de informações sobre pesquisa e desenvolvimento destas áreas.