Abertas as inscrições para o Enem 2025; prazo vai até 6 de junho
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições para a edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são usadas como critério para ingresso nos cursos de graduação da UTFPR. Os interessados devem se inscrever diretamente no site do exame, página administrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização das provas.
Para se inscrever, o candidato deve seguir alguns passos. Primeiramente, o estudante deve acessar a página com uma conta Gov.br. Em seguida, deverá informar seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento, email válido, número de telefone e outros. Após essa etapa, o site emitirá um boleto bancário, referente ao valor da taxa de inscrição de R$ 85 - que também poderá ser pago por PIX ou cartão de crédito.
A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Os participantes que se cadastraram no pedido de isenção e foram beneficiados não precisam pagar a taxa, mas precisam efetivar a sua inscrição durante o período geral de inscrição, que vai até 6 de junho.
Uma das novidades da edição 2025 do Enem é a pré-inscrição de todos os alunos do 3º do ensino médio matriculados em escolas públicas. Segundo o MEC, os dados desses estudantes já estarão previamente preenchidos no momento da inscrição, sendo necessário apenas confirmar a participação e escolher o idioma da prova de língua estrangeira.
O exame será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos - são aproximadamente 90 cidades no Paraná com aplicação das provas. No primeiro dia, serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, os temas cobrados serão ligados a ciências humanas e matemática.
Notas do Enem na UTFPR
As notas do Enem podem ser utilizadas como forma de ingresso na UTFPR por meio de dois processos seletivos: o Sisu, que oferece vagas para o primeiro semestre letivo; e o Mais Enem UTFPR, com vagas para o segundo semestre. No Sisu, são aceitas as notas da edição mais recente do exame, enquanto no Mais Enem é possível utilizar as notas obtidas em qualquer uma das últimas 13 edições.
Além disso, as notas do Enem também podem ser aproveitadas no Seletivo Simplificado, destinado aos cursos com vagas remanescentes dos três processos seletivos da Universidade: o Vestibular, o Sisu e o Mais Enem. Em todos os seletivos de graduação da UTFPR, são reservadas o mínimo de 50% das vagas para ações afirmativas voltadas para quem fez todo o ensino médio em escolas públicas.