UTFPR oferta 50% das vagas para alunos de escolas públicas
A UTFPR oferta metade das vagas dos processos seletivos para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.
Para pretos e pardos, será realizada a banca de heteroidentificação, de modo remoto, com gravação de áudio e vídeo. No dia 25 de abril, haverá a convocação com link para sala virtual, horário e data, no período entre 29 de abril e 7 de maio. Os candidatos devem seguir as orientações de participação do item 4 do edital. Em 8 de maio, a banca emitirá o parecer preliminar, com a possibilidade de recursos entre os dias 9 e 10. A relação nominal de aptidão a concorrer como pretos e pardos será divulgada no dia 17 de maio. A análise se baseará no fenótipo, que é o conjunto de características determinadas pelo genótipo e pelas condições ambientais.
Já, para as pessoas com deficiência, haverá a análise dos documentos pela Comissão de Verificação Documental para Pessoas com Deficiência no Campus.
Confira os documentos específicos para cada categoria para matrícula, além dos que contém dados pessoais, acadêmicos e, se necessário, de renda.
Renda familiar bruta per capita de até 1 salário-mínimo
- Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico);
- OU o Comprovante de Cadastro do CadÚnico.
Indígenas
- Termo de Declaração de Identidade Indígena (modelo 2b);
- Registro de Nascimento Indígena (Rani) e/ou Carta de Recomendação, emitida por liderança indígena, ancião indígena ou personalidade indígena reconhecidos ou órgão indigenista e/ou histórico escolar emitido por escola indígena.
Quilombolas
Pretos e pardos
- Declaração (modelo 2a).
Pessoas com deficiência
- Deficiência Física: laudo médico* com a assinatura de ortopedista e/ou neurologista.
- Surdez ou deficiência auditiva: laudo médico* com a assinatura de otorrinolaringologista; e exame de audiometria.
- Cegueira ou baixa visãol: laudo médico* com a assinatura de oftalmologista; e exame Oftalmológico com a acuidade visual e a medida do campo visual nos casos que forem pertinentes, realizado nos últimos 5 (cinco) anos, como também o nome legível, carimbo, especialização, assinatura e CRM ou RMS do profissional que realizou o exame.
- Deficiência Intelectual: laudo médico* com a assinatura de psiquiatra ou neurologista, com a descrição das áreas e funções do desenvolvimento afetadas
- Transtorno do Espectro Autista: laudo médico* com a assinatura de médico especialista, com a descrição das áreas e funções do desenvolvimento afetadas; ou a cópia da Carteira Nacional do Autista, emitida conforme a Lei nº 13.977, de 08 de janeiro de 2020.
- Deficiência Múltipla: laudos médicos* com a assinatura de médicos especialistas, com a descrição das áreas e funções do desenvolvimento afetadas e as prováveis causas da deficiência; exames de Audiometria e/ou Oftalmológico e/ou Atestado de Funcionalidade, de acordo com as deficiências apresentadas e seguindo os critérios já indicados nas demais deficiências.
*Todos os laudos e/ou exames médicos (modelo 3) devem ter sido realizados nos últimos 5 anos, com a descrição clínica do tipo e do grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID). Eles devem conter com nome legível, assinatura, especialização, número do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou de Registro no Ministério da Saúde (RMS).
Mais sobre
A edição de Inverno do Vestibular, para ingresso no segundo período de 2024, recebe as inscrições até 09 de abril. As provas serão realizadas no dia 19 de maio presencialmente em uma das 13 cidades em que a UTFPR está localizada. Ao todo, são ofertadas 4.219 vagas em 106 cursos de graduação, ofertados sem a cobrança de mensalidades.
Veja mais informações no site do processo e no edital.