Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Estude na UTFPR
/
Veja como solicitar atendimento especial para o Vestibular

Veja como solicitar atendimento especial para o Vestibular

Publicado 3/8/2024, 2:06:54 PM, última modificação 3/8/2024, 2:10:08 PM
Adaptações razoáveis podem ser pedidas até 9 de abril. Lista de deferimento será divulgada no dia 26 do mesmo mês.

A solicitação de adaptações razoáveis pode ser feita até 9 de abril, após concluir a inscrição, ainda no Portal do Candidato

Se houver correspondência com o tipo da demanda, podem ser pedidas: prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, intérprete de Libras, leitura labial, acessibilidade, sala com número reduzido de candidatos e tempo adicional de 60 minutos para a prova.

O intuito é atender pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas, como: auditiva, físico-motora, visual múltipla, surdocegueira, surdez,  distúrbios da aprendizagem e transtornos mental, do espectro autista ou do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros. Também é possível atender pessoas com aparelhos ou dispositivos fixos ou não, pessoas lactantes ou candidatas que usam o véu ou similares por ordem religiosa.

Os interessados devem indicar a necessidade e encaminhar a documentação exigida no item 5 do edital, na íntegra, frente e verso. Nos casos de atestado e laudo de saúde, é preciso que o documento tenha sido emitido nos últimos cinco anos e contenha: nome, assinatura, número do CRM ou RMS do médico; a descrição detalhada da condição diferenciada do candidato; e a expressa referência ao código de CID. 

A lista de pedidos deferidos será divulgada no dia 26 de abril, com a possibilidade de recursos nos dias 29 e 30. A relação final sairá no dia 02 de maio.

Confira outros detalhes a seguir:

Pessoas com deficiência, necessidades educacionais específicas, usuários de aparelhos fixos ou não
Este grupo precisa apontar a necessidade específica e apresentar o laudo médico, com as informações exigidas no edital.

Lactantes
Devem informar que estão amamentando e anexar a certidão de nascimento da criança. Também devem obrigatoriamente ter, para os intervalos de amamentação, um acompanhante adulto, sujeito às regras do seletivo e não poderá utilizar ou portar aparelhos eletrônicos.

Usuários com marca-passo ou dispositivos
Estas pessoas, incluindo os que utilizam bomba de insulina, devem pedir permissão para uso e enviar o atestado médico, com as informações exigidas no edital, além de se submeter à inspeção de segurança.

Candidatas com vestimentas de ordem religiosa
Mulheres que utilizam véu ou similares por ordem religiosa devem comunicar essa necessidade previamente.

Outro prazo
No caso de medicações durante o vestibular, é possível encaminhar atestado médico, com as informações exigidas no edital, em até 72 horas da prova.

Mais sobre

A edição de Inverno do Vestibular, para ingresso no segundo período de 2024, recebe as inscrições até 09 de abril. As provas serão realizadas no dia 19 de maio presencialmente em uma das 13 cidades em que a UTFPR está localizada. Ao todo, são ofertadas 4.219 vagas em 106 cursos de graduação, ofertados sem a cobrança de mensalidades.

Veja mais informações no site do processo e no edital.