Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Exposição e cinebate marcam o início do mês das mulheres na UTFPR

Exposição e cinebate marcam o início do mês das mulheres na UTFPR

Publicado 3/8/2023, 2:58:12 PM, última modificação 3/9/2023, 7:53:31 AM
Eventos são realizados em Guarapuava e Londrina

Abertura de exposição em homenagem à Dona Ivone Lara (Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Relações de Gênero da UTFPR trará uma série de programações durante o mês de março. No Campus Guarapuava estará em cartaz, até o dia 17, a exposição “Cantar e Sonhar com o Samba de Dona Inove Lara”. O evento é resultado de um projeto do campus, com o mesmo nome, selecionado pelo edital de bolsas de Incentivo à Produção Artística e Cultural (BIPAC), que busca conhecer e explorar a obra e a história de Dona Ivone Lara. Considera um ícone da cultura brasileira, Ivone Lara carrega elementos significativos da condição de mulher, preta, artista e trabalhadora brasileira.

Em Londrina, um Cinedebate com o tema "Mercury 13 e as mulheres na Ciência” acontecerá as 17h, no auditório do campus. O objetivo é promover a reflexão sobre as desigualdades de gênero através do cinema, enfatizando as diferentes formas de preconceito que afetam as mulheres em sua vida cotidiana.

O Campus Londrina também terá uma palestra no dia 13, das 13h às 15h, com o tema “Amor Próprio e Desenvolvimento Pessoal”, ministrada pela terapeuta Nanda Cunha. A iniciativa busca, segundo os organizadores do evento, proporcionar um momento de reflexão e aprendizagem sobre a importância do autoconhecimento “do corpo como templo, sobre sexualidade, relacionamento afetivo e violência”. A palestra é organizada pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) do Campus.

Em Toledo,  haverá um evento cultural, o Cine ao Ar Livre, com a exibição do filme Joy: o nome do sucesso. O evento será realizado às 19h, no próprio 8 de março.