Inscrições abertas para bolsas de apoio à dupla diplomação
Vai até dia 24 de abril o prazo para estudantes da UTFPR se inscreverem no edital do Programa de Auxílio à Dupla Diplomação Nilo Peçanha. Os valores dos auxílios financeiros são de R$ 10 mil para estudantes em geral e R$ 20 mil para aqueles que compravam vulnerabilidade socioeconômica.
Para concorrer é necessário estar matriculado em qualquer curso de graduação da UTFPR, ter disso aprovado para os Programas de Dupla Diplomação em instituições estrangeiras e preencher a documentação prevista no edital.
Além disso, o início das aulas na instituição estrangeira deve estar previsto para o segundo semestre de 2024, entre agosto de outubro. O pagamento aos selecionados será feito em parcela única, a partir de junho, conforme disponibilidade financeira da UTFPR.
As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário próprio, a partir do login de email institucional do estudante - @alunos.utfpr.edu.br (conta Google Workspace institucional). Os estudantes serão classificados por ordem decrescente do Coeficiente Normalizado e de acordo com o campus ao qual pertença.
Caso haja desligamento ou desistência do Programa de Dupla Diplomação o valor do auxílio deverá ser devolvido integralmente à UTFPR; o mesmo vale para a falta de resposta do questionário-pesquisa por mais de 30 dias após o fim do período de vigência.
Cronograma
De acordo com o edital as inscrições encerram em 24 de abril. No dia 26 de abril será divulgada a classificação preliminar, data em que começa valer também o prazo para interposições de recursos, que termina no dia 29. O resultado está previsto para ser divulgado em 2 de maio.
Nilo Peçanha
O edital para as bolsas de auxílio recebeu o nome “Nilo Peçanha” em homenagem ao ex-presidente da República que é patrono da educação profissional e tecnológica do Brasil.
Ele foi criador das Escolas de Aprendizes e Artífices, que deram origem aos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), instituições que deram origem, no Paraná, à UTFPR.