Nota Oficial: bloqueio orçamentário na UTFPR

Publicado 5/3/2019, 12:12:49 PM, última modificação 10/31/2022, 9:53:41 AM

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi oficialmente informada pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira, 2 de maio, do bloqueio de 30% do seu orçamento anual. A medida abrange igualmente todas universidades e institutos federais.

Imagem ilustrativa sobre nota oficial da UTFPR (Imagem: Decom)

Levantamentos feitos pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração indicam que o bloqueio irá impactar em, aproximadamente, R$ 37 milhões do orçamento de custeio e investimento previsto para este ano de 2019. A UTFPR informa que já iniciou a readequação do orçamento considerando esta nova realidade e, ao mesmo tempo, trabalha para reverter o bloqueio.

Cabe destacar que os recursos bloqueados são fundamentais para que a UTFPR realize com excelência seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. As instituições públicas brasileiras são responsáveis por 95% da pesquisa nacional e o contingenciamento de recursos para essas áreas representará perdas para toda a sociedade brasileira.