Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Participação de técnicos em projetos de pesquisa, extensão e inovação é pauta do Couni

Participação de técnicos em projetos de pesquisa, extensão e inovação é pauta do Couni

Publicado 5/21/2025, 11:16:33 PM, última modificação 5/22/2025, 12:58:59 PM
Orçamento 2025 da UTFPR também será debatido na sessão desta sexta (23); transmissão a partir das 9h, no Canal da UTFPR

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) delibera, em reunião extraordinária nesta sexta-feira (23), a participação dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) em projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação no âmbito da Universidade. Além disso, também está em pauta o Orçamento 2025 da instituição.

Reivindicação histórica dos técnicos administrativos, a proposta para a participação desse grupo de servidores nas atividade de pesquisa, extensão e inovação chega ao colegiado máximo da instituição após ser debatido por uma comissão própria, que definiu como essas atividades podem ocorrer. Caso seja aprovado pelos conselheiros, a categoria poderá participar dos projetos que até então só eram permitidos aos servidores docentes. Atualmente, dos 1.101 técnicos administrativos da UTFPR, 460 possuem os títulos de mestrado ou de doutorado.

“Contamos com um corpo técnico altamente qualificado, que já promove inovações em diversos processos de gestão. No entanto, há um grande potencial para ampliar essa contribuição, com essa atuação também em outras áreas fundamentais para a identidade da UTFPR, como a pesquisa, a extensão e a inovação. Certamente, esta pauta pode ser um marco importante para os nossos servidores técnicos-administrativos e para a nossa instituição”, comenta o presidente do Conselho Universitário, reitor Everton Lozano.

A reunião debaterá outros itens da pauta como a aprovação de duas resoluções ad referendum: a que altera o Regulamento do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores da UTFPR para permitir a titulares a inclusão de dependentes de até 27 anos como beneficiários do plano - na redação anterior a idade era de 21 anos; e a que prorroga o prazo para concessão de licença capacitação de servidores que não a usufruíram nos últimos anos - caso não fosse emitida a decisão, eles perderiam em definitivo o direito a pleitear esse afastamento.

Também estão na pauta os processos de alteração do Regimento Interno da Auditoria Interna da UTFPR e a de modificações de incisos do Estatuto da UTFPR e do Regulamento do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad), em atendimento ao ofício da Controladoria-Geral da União.

Orçamento 2025

Ainda, o conselho irá analisar a proposta de orçamento 2025 para a Universidade. A matéria já foi aprovada no Coplad e chega, agora, à instância máxima da instituição. O orçamento previsto para a UTFPR e registrado na Lei Orçamentária Anual foi no montante de R$ 1.280.941.403,00 - sendo pouco mais de R$ 125 milhões para as despesas não obrigatórias, estando os demais recursos comprometidos com as despesas vinculadas, como o pagamento de servidores e de bolsas de Assistência Estudantil. O documento aprovado pelo Coplad e proposto ao Couni detalha, por exemplo, os critérios de rateio dos recursos não obrigatórios entre os campi da Universidade. 

A reunião do Couni está marcada para as 9h, com transmissão ao vivo pelo Canal da UTFPR, no YouTube.


Reportar erro