Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Projeto apresenta modelo mais sustentável e menos custoso para pequenos produtores

Projeto apresenta modelo mais sustentável e menos custoso para pequenos produtores

Publicado 9/23/2024, 4:41:33 PM, última modificação 9/23/2024, 4:41:59 PM
Crea-PR premiou iniciativa que é voltada para agricultura familiar em Santa Helena

Em Santa Helena, região oeste do Paraná, 81,6% da economia local é voltada para a agricultura familiar, conforme dados do Censo Agro de 2017. Por isso, um projeto de extensão da UTFPR apresenta a pequenos produtores o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), em um modelo menos custoso que o tradicional.

O sistema está implementado anexo ao Laboratório de Campo do Setor de Horticultura, do Campus Santa Helena. No espaço, é feita a manutenção contínua de uma estrutura circular para galinhas caipiras, com corredor de acesso, local de passagem e canteiros semicirculares. Lá, também são feitos cultivos temporários e permanentes para produção vegetal e criação de aves. “Aqui, na Universidade, nós temos nossa horta e, ao centro, um galinheiro. Isso causa estranheza em muitos visitantes, mas à medida que explicamos as possibilidades, os agricultores ficam mais abertos”, explicou a professora responsável pelo projeto Ana Regina Dahlem Ziech.

Com a visitação, alunos e pequenos agricultores conseguem entender na prática como funciona uma produção sustentável. “O esterco produzido pelas galinhas é utilizado na adubação da horta e, quando há atraso na colheita por qualquer motivo, é possível alimentar as galinhas ali mesmo. É um ciclo”, menciona Ziech.

A ideia do projeto é reduzir os gastos na produção de alimentos para que possam, além de ter o consumo próprio, aumentar a renda familiar. Também visa propiciar a possibilidade de cultivos diversificados, mesmo em espaços limitados.

A iniciativa conta com a participação de alunos voluntários e da bolsista de graduação em Agronomia, Maria Luiza Bet. “Eu sempre quis fazer Agronomia. Fiz Colégio Agrícola em Foz (do Iguaçu). E, quando conheci o projeto, logo me interessei porque a minha família tem uma propriedade pequena”, diz.

Mais sobre
A iniciativa teve início em 2020, no curso de Agronomia. Por meio do projeto de extensão, foi ampliado para pequenos agricultores e estudantes de escolas e colégios de toda região oeste, principalmente de áreas rurais. Assim, conquistou o 1º lugar na premiação do Crea-PR, ocorrida neste ano, na categoria Agronomia. Além disso, o projeto de extensão de Santa Helena também foi selecionado em um edital da Itaipu Binacional, o que permitirá que continue para o próximo ano.

O modelo de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e replicada na UTFPR, em condições específicas do oeste do Paraná, com adequações aos produtores locais.

Reportar erro