Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Proppg selecionará projetos para chamada pública da Finep

Proppg selecionará projetos para chamada pública da Finep

Publicado 3/30/2022, 11:59:54 AM, última modificação 10/31/2022, 9:21:30 AM
Proposta institucional selecionará dois subprojetos para serem enviados. Prazo para inscrição vai até o dia 06

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) selecionará projetos para a chamada pública MCTI/Finep – Ambientes Controlados e Salas Limpas. Para isso, estará aberto, até 06 de abril, o prazo para que pesquisadores façam a inscrição de subprojetos interessados em participar do edital.

A UTFPR selecionará dois subprojetos para compor a proposta institucional a ser enviada para a Finep Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em maio.

Cada subprojeto deverá obrigatoriamente estar ligado a um Laboratório Multiusuário homologado pela Instituição até o dia 31 de março.

O valor de cada subprojeto Institucional será de R$ 2 milhões, já que o valor máximo que a Universidade poderá ser solicitar à Finep, não poderá ultrapassar R$ 4 milhões.

Para se inscrever no processo de seleção até o dia 06 de abril, o coordenador do futuro subprojeto deverá enviar à PROPPG, via SEI (processo tipo: Pesquisa: Programas e Fomentos), um ofício com a ciência ou concordância da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus ao qual está vinculado.

Todos os coordenadores inscritos estarão convocados para uma reunião virtual, no dia 08 de abril, para apresentarem o seu pré-projeto em 15 minutos (para cada).

Após isso, o subprojeto deverá ser enviado até o dia 25 de abril. O resultado preliminar dos selecionados para a proposta institucional será divulgado em 03 de maio.

Outras informações estão disponíveis no edital de seleção.

Definições para o edital

Ambientes Controlados são locais dentro de um plano de localização física que contêm algum tipo de controle, especificamente, pressão, temperatura e segregação, cujas atividades de pesquisa não precisam, necessariamente, atender a certos padrões de contaminação por partículas.

Salas Limpas são ambientes esterilizados que contam com controle ambiental definido dentro dos termos de fluxo de ar, umidade, temperatura, pressão, iluminação, ruído, vibração, contaminação microbiana e por partículas, que são projetadas e utilizadas buscando a redução da introdução, geração e retenção de contaminantes em seu interior, cuja presença interfere no resultado final de testes ou fabricação de produtos.