Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Queijaria da UTFPR obtém registro que permite a comercialização de produtos

Queijaria da UTFPR obtém registro que permite a comercialização de produtos

Publicado 4/25/2025, 5:19:22 PM, última modificação 4/28/2025, 1:04:08 PM
Conquista do certificado do Sistema de Inspeção Municipal é inédita entre as universidades públicas

A Queijaria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instalada no Campus Dois Vizinhos , passa a ser certificada com registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O anúncio foi feito no último dia 14, sendo inédito para uma Universidade Pública, e permite agora que a instituição possa produzir e comercializar os queijos fabricados. O registro foi obtido por meio do Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – de Segurança Alimentar Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local (Consad).

Para obter a certificação, o primeiro passo foi entrar em contato com a Prefeitura de Dois Vizinhos , e enviar toda a documentação necessária. Depois, segundo a servidora responsável pelo projeto, Silviane Tíbola, a Universidade realizou adequações em toda agroindústria para atender os padrões de segurança sanitária vigentes. O processo é o mesmo seguido por indústrias do mercado, envolvendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Todo produto de origem animal segue protocolos de fiscalização. E aqui passamos pela inspeção, que segue toda a dinâmica de manutenção e processos. O registro garante a segurança e a inocuidade do produto”, explica Tíbola.

Desde a formalização da Queijaria como um projeto que une ensino, pesquisa e extensão, em 2023, a UTFPR esteve em busca da certificação. O objetivo era possibilitar a aprendizagem real dos alunos acerca do processamento de produtos de origem animal.

Agora, a UTFPR pode comercializar os queijos dentro do município. Antes disso, o produto era oferecido em eventos da Universidade ou em feiras para degustação gratuita. Com a autorização para venda, que ainda será iniciada, a Universidade espera atrair visitantes para conhecer o campus, além de realizar outras iniciativas sediadas no espaço.

“A nossa expectativa é de que quem é daqui [de Dois Vizinhos ] ou quem está passando por aqui, venha até a UTFPR, consuma nosso queijo e se aproxime da Universidade, porque este é o nosso papel mesmo”, destacou a responsável.

Mais sobre

Montada em escala real, a Queijaria está alocada dentro da Fazenda Escola do Campus Dois Vizinhos desde 2012. A estrutura permite que os estudantes conheçam a realidade da indústria e que a comunidade possa se qualificar por meio de cursos gratuitos.

A Queijaria da UTFPR já obteve a concessão de uma patente do tipo ‘Desenho Industrial – Design’ para um dispositivo de enformar e prensar queijos, além de ter sido selecionado pelo Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) 2023. Além disso, por dois anos consecutivos, 2023 e 2024, foi premiada com a medalha de prata em concurso nacional na categoria de ‘Queijo Artesanal Maturado por até 30 dias’. 

Reportar erro