Reunião de coordenadores discute avaliação dos programas de pós-graduação
Os coordenadores dos programas de pós-graduação (PPG) da UTFPR estiveram reunidos, ao longo desta semana, no Campus Curitiba, para discutir uma série de questões sensíveis à área, como a avaliação dos programas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O evento foi realizado entre os dias 4 e 6 pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e contou também com a participação das diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) dos 13 campi da UTFPR e com o diretor de Avaliação da Capes, Paulo Jorge Parreira dos Santos.
Após o primeiro dia de reunião, iniciado com uma mesa redonda sobre avaliação dos PPG, os coordenadores foram separados por área de avaliação da Capes, para que pudessem trabalhar de forma integrada e focada nas especificidades de cada área. Em seguida, em uma plenária, eles puderam falar sobre os desafios enfrentados e dar sugestões de ações institucionais.
O terceiro dia do evento foi iniciado com a palestra “Avaliação e o fortalecimento do ensino de pós-graduação”, realizada pelo representante da Capes, Paulo Jorge Parreira dos Santos. No período da tarde, o diretor de Avaliação participou ainda de uma reunião com a Diretoria de Pós-Graduação Stricto Sensu da PROPPG.
Segundo a pró-reitora Claudia Regina Xavier, o evento teve o objetivo de fortalecer redes e interações entre os coordenadores. “Além disso, foram apresentadas ações da área da pesquisa, como os laboratórios multiusuários, os Napis [Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação], que podem integrar os relatórios dos PPG, melhorando assim o conceito desses cursos”, conta a pró-reitora.
O intuito, com isso, é fortalecer os programas da UTFPR. “A Universidade só tem a ganhar com o trabalho em parceria, a formação de redes, a integração entre os programas”, ressalta Claudia Xavier, enumerando em seguida algumas novidades para a área, como a possibilidade de missões internacionais por área para acordos de dupla diplomação e de integração para recepção dos professores visitantes dentro de um edital que tem 29 vagas. “A gente espera que tudo isso fortaleça mais os coordenadores, os programas e toda a comunidade em torno dos PPG e da pesquisa da UTFPR”, completa.