/
Greve dos TAEs: UTFPR formaliza proposta para ampliar o PGD para técnicos-administrativos

Publicado 5/27/2024, 9:52:54 AM, última modificação 5/27/2024, 9:52:59 AM
A indicação atende à demanda de ampliação do trabalho remoto na Universidade, um dos pontos da pauta local da categoria

UTFPR formaliza proposta para ampliação do PGD para técnicos-administrativos (Foto: Freepik)

A Diretoria de Gestão de Pessoas da UTFPR (Dirgep) encaminhou na sexta-feira, dia 24, ao Comando de Greve dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UTFPR, a proposta que formaliza a ampliação do PGD (Programa de Gestão de Desempenho) na instituição.

A indicação atende à demanda de ampliação do trabalho remoto na Universidade, um dos pontos da pauta local da greve da categoria que foi evidenciado em dados por estudo técnico concluído semana passada pela diretoria.

O compromisso, agora, é que o PGD UTFPR passe a ter a carga horária presencial mínima de 20% da jornada de trabalho semanal; atualmente, esse percentual é de 40%. Além disso, será designado um grupo de trabalho com a finalidade de subsidiar a ampliação do PGD 100% remoto para áreas cuja atuação possa ser oportunizada nesse formato.

A Dirgep, que faz parte da Comissão de Interlocução, também propôs a inclusão da possibilidade de atuação no modelo teletrabalho integral para mães e pais de crianças de até 2 anos de idade, como forma de apoio à maternidade e à paternidade.

A retificação da instrução normativa do PGD deverá ser publicada no mês de junho. A implantação do PGD 100% remoto, por sua vez, dependerá da realização de estudos complementares, a serem realizados pela comissão central do PGD a partir dos Grupos de Trabalho (GTs) da greve dos técnicos-administrativos.

PGD na UTFPR

O Programa de Gestão de Desempenho é uma ferramenta de gestão com foco na entrega de tarefas e resultados e altera a lógica do controle de frequência, substituindo a folha ponto pelo cumprimento de metas e de planejamentos. O programa foi instituído pelo Decreto 11.072/2022. As regras atuais estão na IN 24/2023 do Ministério da Gestão e da Inovação. Na UTFPR, o programa segue as diretrizes da IN 54/2023.