Inscrições abertas para o Plano de Desenvolvimento Profissional do Docente Inicial
A UTFPR abre as inscrições para os módulos do Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Inicial (PD)²i, em fevereiro. A participação é obrigatória para os professores em estágio probatório.
Para aprovação no estágio probatório, os docentes deverão ter um total de 192 horas, sendo 156 horas em módulos específicos de formação do (PD)²i. As outras 36 horas deverão estar entre as atividades listadas no artigo 7º do regulamento, com a devida comprovação.
As inscrições já podem ser realizadas, de acordo com as orientações encaminhadas para o e-mail institucional dos docentes. Anualmente, são ofertados oito módulos, por meio da Plataforma Moodle UTFPR, em atividades síncronas e assíncronas, de acordo com o cronograma definido pela Comissão Permanente de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente.
Os módulos serão disponibilizados a partir do dia 3 de março, com oferta sequencial, do I ao VIII, no decorrer do ano.
Já os professores que já finalizaram os primeiros módulos, mas ainda têm outros a concluir, podem participar da oferta não sequencial, com início pelo módulo V também em março.
Ao final de cada módulo, ao atingir no mínimo 75% de participação, os participantes receberão uma declaração. Ao cumprirem as atividades previstas no (PD)²i, os profissionais deverão apresentar à chefia as devidas comprovações, que serão anexadas ao documento do processo de estágio probatório, por meio do Sistema Eletrônico de Informações, direcionado à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (Cogerh) dos campi.
Em caso de dúvidas, é possível enviar mensagem para formacaopdpd@utfpr.edu.br ou entrar em contato com os Departamentos de Educação (Depeds) dos campi.
Mais sobre
De acordo com o regulamento, o PDPD é composto pelo plano inicial (PD)²i, para docentes ingressantes, em estágio probatório e em contrato temporário; e pelo plano continuado (PD)²c, para professores estáveis.
O Programa acontece com o apoio e coordenação do Departamento de Educação (Depeduc) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que elabora o desenho institucional dos planos, em conjunto com uma comissão constituída para o acompanhamento do PDPD. A execução é feita pelos Depeds, pelos Núcleos de Ensino (Nuens) e pela Diretoria de Graduação (Dirgrad) dos campi.