Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Proppg lança edital inédito para registro de bolsas externas de Iniciação Científica e Tecnológica

Proppg lança edital inédito para registro de bolsas externas de Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado 6/25/2025, 10:02:40 AM, última modificação 6/25/2025, 10:38:20 AM
Iniciativa permitirá o reconhecimento institucional desses bolsistas

Os orientadores que possuem bolsistas com recursos de agências externas, como o Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), NAPI da Fundação Araucária, entre outros, poderão vincular oficialmente esses estudantes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.

Esta é a primeira vez que a Instituição lança um edital, o qual permitirá o reconhecimento institucional desses bolsistas, em forma de fluxo contínuo. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) que prevê ainda a maior integração com os programas internos, além da visibilidade às atividades de pesquisa desenvolvidas na universidade.

A inscrição do pesquisador deve ser realizada no SISPEQ, no registro de bolsas externas à UTFPR. O orientador deve indicar se a bolsa se enquadra na modalidade de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica, o edital ou órgão de fomento em que bolsa foi registrada, valor da bolsa e tempo de disponibilidade da bolsa. A validação dos dados será feita pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Dirppg) do campus do professor orientador.

Para a chefe do Departamento de Iniciaçao Científica e Tecnológica, Andriele de Prá Carvalho, esse edital é um avanço para a Instituição. "Tanto pesquisadores e seus estudantes passam a fazer parte do programa institucional. E a vantagem é que o professor orientador já indica o aluno participante na sua inscrição, sem precisar que o processo precise ser feito posteriormente".

Podem participar servidores ativos do quadro permanente da universidade, em dedicação exclusiva ou 40 horas, aposentados do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista ou professor visitante. É preciso ainda ter o título mínimo de mestre e estar na condição de coordenador(a) de um projeto homologado e ativo no SISPEQ, contemplando todo o período da Iniciação Científica, alinhado à linha de direcionamento da bolsa concedida ao aluno.

Outras informações estão disponíveis no edital de seleção, além dos tutoriais de como se inscrever como docente e de como efetuar o Plano de Trabalho e Aceite pelos estudantes.

Reportar erro