Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
Abertas 51 vagas para Mobilidade Estudantil Internacional 2024/1

Abertas 51 vagas para Mobilidade Estudantil Internacional 2024/1

Publicado 10/4/2023, 12:35:36 PM, última modificação 10/5/2023, 3:21:56 PM
Instituições parceiras são da Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão e Portugal.

Inscrições até 8 de outubro (Foto: Freepik)

Quer participar do programa de Mobilidade Estudantil Internacional?
Essa pode ser a sua chance de estudar no exterior em uma das instituições parceiras da UTFPR.

Vale lembrar que a oportunidade é apenas um afastamento temporário, não sendo um programa de transferência ou de dupla diplomação. Então, o início acontece no primeiro semestre de 2024, com retorno para conclusão do curso na UTFPR em 2025.

Podem ser pré-selecionados até 51 estudantes com matrícula regular no período correspondente a, no mínimo, metade da graduação.

Também é exigido ter coeficiente de rendimento absoluto de 0,65 ou mais e comprovar proficiência no idioma do local receptor, exceto quando for português.

Antes de tudo, faça um planejamento financeiro, pois não há previsão de bolsas ou auxílios. Este programa prevê a isenção de taxas acadêmicas administrativas, referentes aos créditos a serem cursados. Com isso, é preciso considerar outras taxas que podem ser cobradas pelas instituições estrangeiras e os custos com emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro-saúde internacional, passagens, moradia, alimentação, entre outros.

Também é importante verificar os anexos II e III para verificar as orientações e a lista de instituições. Ao todo, são 21 instituições participantes dos seguintes países: Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão e Portugal.

As inscrições acontecem até 8 de outubro, por meio de formulário online, com o envio da declaração de ciência e autorização (anexo I), podendo indicar até três opções.

A classificação é feita em ordem decrescente do coeficiente de rendimento normalizado e pela análise de preenchimento dos requisitos. O resultado preliminar deve ser divulgado até 9 de outubro, com a possibilidade de recursos até a data seguinte pelo e-mail mobi@utfpr.edu.br

A relação final de pré-selecionados vai ser publicada no dia 11 do mesmo mês. 

Para saber mais, acesse o edital.