Alunos e professores da UTFPR participam do Projeto Rondon em Minas Gerais
Em janeiro, uma equipe da UTFPR embarcou para a Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon. O objetivo foi a realização de ações de capacitação para ajudar pessoas da cidade de Jesuânia, em Minas Gerais.
Participaram estudantes dos campi Dois Vizinhos , Francisco Beltrão e Pato Branco , sob a orientação dos docentes Neilor Riquetti e Diandro Barilli. Durante duas semanas, eles ofereceram oficinas de diversas áreas à comunidade. O projeto visa promover o desenvolvimento social e a cidadania em regiões menos favorecidas do Brasil, neste caso no interior do estado mineiro.
Foram feitas capacitações nas áreas de Meio Ambiente, Tecnologia, Educação e Políticas. Cada uma pensada para trazer um benefício para a população local. “Ao todo, ministramos 24 oficinas, abrangendo temas que iam desde manutenção de computadores até receitas culinárias, além de assuntos técnicos como construção e manutenção de estradas rurais e fossas sépticas”, conta o professor.
Para isso, as tarefas foram previamente divididas entre os rondonistas, de acordo com o campo de conhecimento, com slides e materiais para demonstração prática. A oferta foi efetuada de acordo com a demanda. “Algumas oficinas inicialmente previstas foram ajustadas ou substituídas, sempre priorizando aquilo que poderia gerar um impacto mais positivo e duradouro”, comenta Neilor.
Entre as atividades, foi feita a montagem de uma horta e uma composteira. “Além de capacitar os participantes e trocar experiências sobre os métodos já utilizados por eles, a horta ficou para as escolas municipais das comunidades rurais de Jesuânia, que poderão ser usadas na merenda escolar e servir como ferramenta de educação alimentar para os alunos”, destaca a aluna rondonista Cláudia Grolli.
O grupo terminou a missão com a sensação de dever cumprido. “Um adolescente veio nos falar que inspiramos ele a fazer faculdade e isso é muito gratificante, saber que deixamos nossa marca e fizemos nosso trabalho e aprendemos muito também” finaliza Cláudia.
Para os futuros rondonistas, o professor Neilor deixa um conselho: "Vão. Apenas vão. O Projeto Rondon é uma oportunidade única, que pode nunca mais se repetir na vida. Vocês farão amigos para sempre, conhecerão uma cultura diferente e vivenciarão o verdadeiro espírito de equipe".