Conheça as equipes que conquistaram o pódio na Shell Eco Marathon Brasil 2022
Você sabia que a UTFPR ocupa as três primeiras posições da Shell Eco Marathon Brasil, no ano passado?
A galera destacou entre as 30 equipes participantes do Brasil, da Colômbia, do Peru, do México e da Argentina. As equipes projetaram, construíram e dirigiram protótipos de carros com foco em eficiência energética na categoria ‘Motor a combustão interna’, percorrendo a maior distância com a menor quantidade de energia.
Na etapa latino-americana 2022, o 1º lugar foi conquistado pela Pato a Jato, de Pato Branco, fazendo 619 km/l com etanol. A 2ª colocação ficou com a Eco Delta, de Cornélio Procópio, totalizando 292 km/l com gasolina. E a 3ª posição foi para a Pé Vermelho Racing Team, de Medianeira, com 223 km/l. Assim, receberam as premiações de $ 500, $1.000 e $ 1.500, respectivamente, em agosto de 2022, no Rio de Janeiro.
"Embora tenha sido um período desafiador, todos se empenharam ao máximo e (...) conseguimos trazer um troféu para casa”
O desafio nesta edição foi retomar às pistas, depois de dois anos longe delas, por causa da Covid-19. “Durante a pandemia, diversos membros deixaram o projeto, resultando em uma nova equipe para o Pé Vermelho. Com o retorno das aulas presenciais, tínhamos apenas seis meses para nos prepararmos para a competição. Embora tenha sido um período desafiador, todos se empenharam ao máximo e, mesmo com menos experiência, conseguimos trazer um troféu para casa”, relata Angela Figueiredo da Silva, integrante da Pé Vermelho.
A tríade de times já se prepara para a próxima edição Brasil, prevista para o mês de agosto deste ano. “Reconhecemos a importância de aproveitar cada momento disponível para garantir uma preparação sólida e eficiente”, afirma.
Acelera aí, UTFPR!
Mais sobre
Na edição que envolve as Américas do Sul, Central e do Norte, a Pato a Jato cravou um novo recorde de eficiência energética com 768,9 km/l com etanol. Além disso, a equipe de Pato Branco é tetracampeã na edição Brasil nos anos 2017, 2018, 2019 e 2022.
Ainda na edição Brasil, a EcoDelta obteve de modo inédito a 2ª colocação em 2022, enquanto a Pé Vermelho conquistou diferentes posições no pódio na edição Brasil em 2016 (1º) , 2019 (2º) e 2022 (3º).