Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
Edital selecionará bolsistas para estágio em instituição estrangeira

Edital selecionará bolsistas para estágio em instituição estrangeira

Publicado 10/3/2023, 8:49:25 AM, última modificação 10/3/2023, 8:50:27 AM
Serão 10 vagas para mestrado e 10 para doutorado que receberão bolsas do CNPq para deslocamento na realização de estágio de curta duração

Um novo edital publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) vai selecionar bolsistas de mestrado e de doutorado para a realização de atividades em colaboração com instituições estrangeiras. Serão 10 vagas para mestrado e 10 para doutorado que receberão bolsas do CNPq para deslocamento na realização de estágio de curta duração em instituição estrangeira.

Podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR (PPG), com coorientação formal de pesquisador estrangeiro, preferencialmente em acordo de dupla diplomação. A suficiência e/ou proficiência necessária para a realização das atividades em colaboração com a instituição estrangeira é de responsabilidade do candidato.

As bolsas de mestrado terão a duração de até 24 meses e de doutorado de até 48 meses, a serem implementadas no prazo regulamentar do Programa.

Todos os PPGs da UTFPR são podem apresentar propostas, sendo limitados duas por Programa. Os que ofertam o curso de doutorado podem ser inscrever somente na modalidade de bolsas de doutorado e os que ofertam apenas o curso de mestrado podem ser inscrever na modalidade de bolsas de mestrado.

As inscrições vão até 30 de outubro e devem ser feitas através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), utilizando o processo “Pós-Graduação: Gerenciamento de Bolsa (Stricto Sensu) - Demais Bolsas”, com especificação "Edital PROPPG  23/2023 - SIGLA_PPG-CAMPUS", enviando o processo para unidade “PROPPG”, pelo orientador da UTFPR.

A lista das candidaturas elegíveis será divulgada até 03 de novembro e o resultado final será publicado em 08 de dezembro. A implementação das bolsão terá início até o dia 15 de fevereiro do próximo ano.

A documentação necessária e outras informações sobre a seleção estão disponíveis no edital.