Estudantes conquistam 2º lugar no Hackathon Smart Agro
Um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) alcançou a 2ª colocação no Hackathon Smart Agro 2025, de 11 a 13 abril, em Londrina . A equipe obteve a conquista ao desenvolver um bioadesivo funcional para aplicações cirúrgicas veterinárias. O produto "Agroseal" pode ser aplicado em feridas externas e internas de animais de grande porte, para atuar de forma hemostática, para controlar o sangramento, e cicatrizante.
O produto pode ser aplicado em feridas externas e internas de animais de grande porte, para atuar de forma hemostática, para controlar o sangramento, e cicatrizante.
A invenção se apresenta como uma alternativa aos métodos tradicionais de tratamento de lesões, como gazes, suturas e grampos. Com materiais naturais e biodegradáveis, o objetivo da solução é não causar dor ou incômodo na região aplicada, sendo inserida por simples contato. A ideia é promover recuperação rápida e indolor, além de criar barreira contra microorganismos.
A inovação foi inspirada no trabalho de conclusão de curso (TCC) da estudante de Engenharia de Materiais do Campus Londrina , Bianca Pereira. Ela e os colegas da mesma graduação, Calebe Bati, Karina Sedans, Manoel Oliveira da Silva e Samuel Gajewski, fizeram um esforço conjunto para fazer a adequação do projeto de pesquisa à temática da maratona. “Inicialmente o produto era voltado para aplicação em seres humanos, mas adaptamos para ser utilizado em animais de grande porte. Assim conseguimos atender a uma área do agronegócio”, comenta Bianca.
O desenvolvimento seguiu as etapas de idealização, planejamento dos experimentos e, por fim, a produção dos bioadesivos em laboratório. Segundo a aluna, não existem tecnologias como essa no mercado.
Com isso, o time da UTFPR foi premiado com R$ 2 mil na categoria de Graduação e Ensino Médio do Hackathon Smart Agro. Além do valor em dinheiro, também ganhou direito a créditos em Cloud, à mentoria especializada e à incubação e pré-aceleração na Aceleradora GO Agritech. "Foram três dias intensos tentando fazer a ideia dar certo. Receber o prêmio foi a certeza de que todo o nosso trabalho foi valorizado", conta a Bianca. A equipe destaca que o projeto está atualmente em fase de pré-aceleração para viabilizar o lançamento do produto no futuro.