Inscrições abertas para mobilidade internacional até 16/10
A UTFPR realiza a pré-seleção para a mobilidade estudantil internacional (MEI). O programa possibilita o intercâmbio, com a isenção do pagamento de taxas acadêmicas em uma das 18 instituições estrangeiras conveniadas.
A oportunidade é prevista para início no primeiro semestre de 2025, com retorno às atividades da UTFPR antes do primeiro semestre letivo de 2026.
Os acordos permitem a isenção de custo dos créditos a serem cursados.
De acordo com o edital, não há previsão de bolsas ou auxílios para os participantes do MEI. Por isso, os candidatos devem ter um planejamento financeiro prévio para gastos possíveis, com: emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro-saúde internacional que inclua cobertura de acidentes e repatriação, passagens, moradia, alimentação e manutenção no país de destino. Também é preciso considerar que as taxas administrativas poderão ser cobradas pelas instituições receptoras.
Pré-seleção
Podem participar estudantes matriculados em, no mínimo, período correspondente à metade do curso de graduação da UTFPR. Também é necessário: ter coeficiente de rendimento absoluto igual ou superior a 0,65; e apresentar proficiência no idioma do país receptor, nos termos do edital.
Ao todo, são ofertadas até 44 vagas nas 18 instituições listadas no anexo III, com oportunidade em diferentes nações: Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão, Países Baixos e Portugal.
As inscrições poderão ser feitas até 16 de outubro, por meio do formulário online, com o login @alunos.utfpr.edu.br. Para isso, deve ser inserido o comprovante de proficiência e o anexo I, que é a declaração de Ciência e Autorização.
A classificação preliminar será publicada até 17 de outubro na página do edital, com a possibilidade de recursos até o dia 20 do mesmo mês. O resultado será divulgado no dia 21.
Candidatura
Após a pré-seleção, é iniciado o processo de candidatura em si. Para isso, a Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter) faz o envio formal dos nomes dos estudantes. Caso obtenha o aval da nomeação, o candidato deverá fornecer a documentação solicitada pela instituição receptora. Nesta fase, poderá ser requerido um plano de estudos que deverá ser avaliado e aprovado pelo professor responsável pelas atividades de internacionalização (PRA-Int) do curso.
Aceite
Se houver o aceite, a instituição receptora emitirá documento para formalizar a decisão.
Neste momento, o estudante deverá providenciar o que for necessário para a viagem, como por exemplo: requerimento do visto, compra de passagens, contratação de seguro e pesquisa e da moradia na cidade de destino, entre outros.
Mobilidade
Depois dessas etapas, o estudante deverá solicitar o “afastamento para estudos no exterior”, junto ao Departamento de Relações Internacionais (Derint) do campus. A mobilidade ficará vigente pelo tempo informado na carta de aceite, devendo o estudante realizar matrícula na UTFPR no semestre subsequente ao término do programa.
Para mais informações, acesse a página do edital.
Mais sobre
O programa MEI é ofertado pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), junto à Pró-reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) , por meio da Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER).
Para a oferta desta e de outras oportunidades internacionais, a UTFPR possui acordos com diferentes instituições estrangeiras.
Saiba mais na página Internacional.