Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
Saiba como fica o calendário acadêmico para o ano de 2021

Saiba como fica o calendário acadêmico para o ano de 2021

Publicado 12/9/2020, 11:06:01 AM, última modificação 10/31/2022, 10:06:53 AM
Oferta de três períodos letivos em um ano é a principal mudança aprovada no Cogep

Aprovado calendário acadêmico 2021 da UTFPR (Imagem: Decom)

Fim da expectativa!

No ano de 2021, o calendário acadêmico da UTFPR será organizado em três períodos letivos. A medida excepcional, aprovada pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional da Universidade (Cogep), decorre da suspensão das atividades presenciais em 2020 como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).

As datas são as seguintes:

Período 2020.2: de 18 de fevereiro a 25 de maio;
Período 2021.1: de 16 de junho a 4 de setembro; e
Período 2021.2: de 22 de setembro a 22 de dezembro.

O calendário vale para os cursos de graduação, cursos técnicos e do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem). Ainda, foram disponibilizados os calendários de cada câmpus, com as datas para o início das aulas dos calouros, dos feriados nacionais e municipais, períodos de recesso e férias, prazo para conclusão das atividades docentes e finalização dos diários de classe.

Os cronogramas com as respectivas instruções para as matrículas dos alunos veteranos, por sua vez, deverão ser disponibilizados na próxima semana. E, em fevereiro, antes do início das aulas, a UTFPR publicará uma versão completa de cada calendário, com as demais datas não contempladas nesses dois documentos.

APNPs

Em 2021, as aulas serão ministradas como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), conforme nova nomenclatura adotada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Este formato poderá ser revertido para o presencial caso as autoridades sanitárias e a própria UTFPR assim autorizem.

A orientação é que todas as unidades curriculares e pedagógicas sejam ofertadas no formato não presencial. Durante o período de ensino remoto na UTFPR, ainda, alguns regramentos especiais foram estabelecidos como, por exemplo, a suspensão do cômputo do tempo de integralização e trancamento de curso.

Desde 16 de março, as atividades presenciais na UTFPR estão suspensas como medida preventiva de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O formato de atividades didáticas não presenciais começou a ser aplicado em todos os câmpus da UTFPR em agosto e será finalizado neste mês de dezembro, correspondendo ao período letivo 2020.1.

Reportar erro