Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
UTFPR conquista primeiro lugar no Desafio Transformation Day da Renault

UTFPR conquista primeiro lugar no Desafio Transformation Day da Renault

Publicado 10/23/2024, 11:25:11 AM, última modificação 10/23/2024, 11:25:45 AM
Equipe da UTFPR foi campeã no duelo do desafio da área de finanças

A UTFPR conquistou o primeiro lugar no Desafio Transformation Day da Renault 2024, no duelo na categoria finanças, realizado no último dia 04. A equipe apresentou um modelo financeiro como solução para mapear riscos para empresa no pós-pandemia e competiu com outras 20 instituições de ensino superior do Paraná e Santa Catarina.

Participaram da competição os professores do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE), Armando Rasoto, Rayane Camila de Souza, Ricardo Mânica e Rodrigo da Silva ) e a coordenadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG),  Maria Claudia Emer. Os estudantes da equipe são: Alice Alves dos Santos e Gabriel Moura Pinto, graduandos em Design; Giovana Hoffmann Barboni, Giovana Koialainski Barbosa, Giulia Salomão Diodato, Joice Aparecida Vieira e José Márcio Zoteli e Silva,  estudantes de Administração; Henrique Parellada Nicoli, aluno de Engenharia Mecânica; João Victor Pesch Vargas, aluno de Engenharia Mecatrônica; Sidnei Gustavo Martins Fernandes, estudante de Engenharia Civil e Maria Vitoria Anschau Sperry, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

Representando a UTFPR, estava presente o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Rodrigo Catai, que esteve ao lado de demais dirigentes de instituições, de diretores da Renault e da Latam.

Na competição, a UTFPR foi alocada para o desafio de finanças e a mestranda Maria Vitoria Anschau Sperry coordenou o trabalho junto com os colegas.

“Dividimos nossa equipe em equipes menores para pensarmos nas soluções. Criamos um modelo financeiro, conforme orientação dos professores, usando indicadores da própria empresa. Com isso conseguimos elaborar um modelo dinâmico para projetar os cenários”, explicou a estudante.

O modelo apresentado é válido para análise em qualquer cenário, não apenas no pós-pandemia, e permite projeção de cenários, custos, número de vendas, operações das vendas e resultados efetivos da empresa.

Resultados

O trabalho para entrega da solução durou cerca de três meses e a revelação do vencedor aconteceu na sede da Renault no Brasil, São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Os alunos participantes passaram por mentoria com os profissionais da Renault, Diego Bernett e Marconi Atsumi, e além de realizarem um dia de imersão e visita à fábrica empresa.

“Nós fomos sorteados para o duelo na categoria finanças e, seguindo as regras do desafio, criamos uma equipe diversa, de 11 estudantes, sendo cinco mulheres. Eventos como este fazem a aproximação dos alunos com a indústria, beneficiando tanto a indústria quanto a universidade, que ganha em visibilidade pelo desempenho da nossa equipe”, completaa coordenadora de Fomentos e Bolsas da Proppg, Maria Claudia Emer.

Reportar erro