UTFPR anuncia os vencedores do Grande Prêmio de Teses e Dissertações
Durante a Semana de Pesquisa e Pós-Graduação realizada entre os dias 25 e 27 de outubro foi realizada a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio de Teses e Dissertações da UTFPR. O prêmio é realizado a cada dois anos e a seleção ocorre em duas etapas: a primeira fase escolhe as três melhores teses, as três melhores dissertações acadêmicas e três melhores dissertações profissionais em três áreas: Ciências Exatas e da Terra & Multidisciplinar; Engenharias; e Humanidades & Ciências da Vida.
A segunda etapa é o Grande Prêmio, o qual escolhe o melhor trabalho de tese e de dissertações entre os três selecionados. O resultado final foi anunciado no último dia 27 pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Claudia Regina Xavier, acompanhada da coordenadora do edital da premiação e assessora da Proppg, Kátia Valeria Marques Prates, do diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu, André Schneider de Oliveira, e do Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Molina de Souza.
“Os trabalhos são avaliados por uma comissão que escolhe os mais relevantes desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, ressaltando suas contribuições científicas e tecnológicas, originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, qualidade e impacto da produção acadêmica, entre outros”, completa o diretor André Schneider.
Para esta edição foram inscritos 27 trabalhos.
Os três melhores trabalhos anunciados no Grande Prêmio da UTFPR, transmitido ao vivo pelo Canal da UTFPR, são:
Melhor dissertação profissional com o título “Polarização virtual: estudo da dinâmica de cenários politicamente polarizados em sites de redes sociais”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Computação Aplicada (PPGCA) do Campus Curitiba, por Jordan Kaique Kobellarz, orientado pelos professores Thiago Silva e Alexandre Graeml.
Melhor dissertação acadêmica foi a “Avaliação da tixoconformação e desgaste abrasivo do compósito a380/nbc obtido pelo método stir casting” do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Engenharia Mecânica (PPGEM) dos campi Ponta Grossa e Cornélio Procópio, de Bruno Edu Arendarchuck, orientado pelos professores Luciano Augusto Lourençato e Hipolito Domingo Carvajal Fals.
Melhor Tese com o trabalho “Cyclical scheduling and assembly line balancing” do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) do Campus Curitiba desenvolvido por Thiago Cantos Lopes e orientado pelos professores Leandro Magatão e Nadia Brauner.