UTFPR assina contrato com Funtef-PR para realização do vestibular de inverno 2023
Nesta quinta-feira, dia 9, a UTFPR firmou o contrato com a Fundação de Apoio da Universidade (Funtef-PR) para a realização do vestibular, visando à entrada de calouros no segundo semestre deste ano. A seleção volta como opção de ingresso após 13 anos.
A assinatura aconteceu na sala de reuniões da Reitoria, com a presença do reitor Marcos Schiefler, do pró-reitor adjunto de graduação Guilherme Schneider, da vice-reitora Tangrini Assmann, o presidente e a diretora administrativa da Funtef-PR, Jorge Luiz Riechi e Patrícia Mokrzycki, respectivamente.
O documento estabelece a execução dos serviços em até 360 dias, pelo valor total de R$ 780 mil, para a organização e a promoção de todo o processo seletivo.
O processo será custeado pela Reitoria e pelas taxas de inscrição dos candidatos, estipulada em R$ 150, exceto para candidatos com pedido de isenção deferido. “É um investimento para a viabilização do vestibular. E, se houver superávit, os recursos poderão ser revertidos para a própria Instituição”, detalha Schiefler.
Com isso, a UTFPR passa a ter mais uma forma de ingresso para os estudantes, sem excluir as já existentes. “Nós precisamos preservar o Enem-Sisu. Não vamos abandonar o seletivo. Apenas queremos abrir mais uma possibilidade de entrada para nossos estudantes”, afirma o reitor.
Assim, para as turmas deste primeiro semestre, a integralidade das vagas vai ser ofertada para o Sisu, com inscrições de 16 a 24 de fevereiro. Após a chamada regular, as vagas disponíveis vão ser preenchidas por meio de outros processos como: Lista de Espera, Complemento da Lista, Reopção, Transferência e Aproveitamento.
No segundo semestre, por sua vez, 70% das vagas serão ofertadas via vestibular, e outros 30% pelo Sisu. Schineider, pró-reitor adjunto de Graduação, explica que essa proporção foi definida com base nos dados da demanda nacional e local. “Atualmente, 70% dos nossos alunos são do próprio Paraná, e outros 30%, de fora do estado. Por isso, inicialmente este será o percentual de distribuição das vagas, o que pode ser revisto posteriormente”, afirma.
Informações do processo seletivo como, por exemplo, distribuição de vagas por curso e as respectivas segmentações por categorias de cotas serão fornecidas com a publicação do edital, prevista para o fim deste mês de fevereiro.
Mais sobre
A UTFPR aderiu ao Sisu em 2009, com a oferta de 100% das vagas, deixando de realizar o vestibular nos processos seletivos entre 2010/1 e 2023/1.
A volta da implementação do vestibular começou a ser discutida em 2021, envolvendo os diretores-gerais dos 13 campi e uma comissão com membros de todas as Diretorias de Graduação da Universidade. Em setembro de 2022, a matéria foi aprovada pelo Conselho Universitário (Couni).
Com isso, a partir do 2º semestre deste ano, ambos os processos seletivos, Sisu e vestibular, passam a compor as formas de ingresso para mais de 100 cursos de graduação da UTFPR, em 13 cidades do Paraná.