UTFPR discute projetos com universidades argentinas e paraguaias
Gestores da UTFPR realizaram, no fim deste mês de agosto, uma missão internacional a universidades argentinas e paraguaias com o objetivo de prospectar novas parcerias na ensino e na pesquisa. Foram visitadas as Universidades Nacional de Assunção (UNA) e de Caaguazú (Unca), no Paraguai, e Nacional de Missões (UNaM) e Gatón Dachary (UGD), na Argentina.
Segundo a vice-reitora da UTFPR, Tangriani Assman, a missão fortaleceu e criou novos laços com as instituições vizinhas, dada a proximidade geográfica do Paraná com os países vizinhos e a semelhança entre as instituições. "Temos possibilidades de atuarmos ativamente na capacitação do corpo docente dessas instituições, com a oferta de mestrados e doutorados interinstitucionais capitaneados pela UTFPR", comenta.
A UTFPR já conta com um programa de mestrado interinstitucional ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Campus Pato Branco na Universidade Nacional de Missões; atualmente, 11 professores da instituição argentina cursam o mestrado. Além disso, o Campus Dois Vizinhos conta com acordo de dupla diplomação com a UNaM para o curso de Engenharia Florestal.
Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Lafay, a missão representa uma oportunidade para fortalecer as conexões do Sul Global. "Nossos vizinhos compartilham conosco um território e um passado que nos une, e essa experiência foi uma oportunidade para ampliar nossos laços. Explorar a história partilhada e dialogar sobre ela é uma forma de compreender nosso desenvolvimento e construir um futuro mais sustentável", diz.
Além da Vice-Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Diretoria de Relações Interinstitucionais tiverem representantes na missão.