UTFPR é pioneira a possuir núcleo de governança para Napis

Tendo mais de 110 pesquisadores da UTFPR atuando em Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) pela Fundação Araucária (FA), a Instituição é a única universidade paranaense a possuir um Núcleo de Governança (NG) especificamente criado para gerenciar os Napis. O objetivo do NG-Napi é estabelecer diretrizes institucionais para os pesquisadores interessados na criação de um novo Napi ou para formalização de colaboração nos já existentes.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Michele Potrich, o NG-Napi tem atuado no gerenciamento dos processos eletrônicos tramitados e orientado os pesquisadores sobre os procedimentos estabelecidos na Instrução Normativa 44/2025, publicada em março deste ano. “Além disso, ter o NG-Napi agiliza os processos e é uma ótima interface com a Fundação Araucária, a qual tem nos sinalizado positivamente sobre essa iniciativa”, explica.
Criado em 2023, o NG-Napi é gerenciado pelo assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Alesandro Bail, que também preside a Comissão de Divulgação e Acompanhamento dos Napi da UTFPR.
Atualmente, a UTFPR possui mais de 110 pesquisadores atuando em diferentes Napis e mais de 17 grupos com coordenação da Instituição.
Em abril, a instituição realizou a cerimônia de lançamento do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Aeronaves de Pequeno Porte. O objetivo deste Arranjo é desenvolver um avião agrícola de pulverização não tripulado (AgroVant).
Napi
Uma iniciativa da Fundação Araucária, os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) foram criados para funcionarem como um ecossistema de inovação de grupos por temática de interesse. Ao todo, 40 Napis estão em funcionamento pela Fundação.
Confira os NAPIs com coordenação da UTFPR, na página do Núcleo de Governança da Instituição.