UTFPR e Prefeitura de Toledo assinam cooperação técnica para Usina do Conhecimento
A UTFPR e a Prefeitura de Toledo, no Oeste do estado, formalizaram o termo de cooperação técnica para gerenciamento da Usina do Conhecimento na cidade. O espaço será um dos principais polos de educação e inovação tecnológica do Paraná.
A Usina do Conhecimento passou por reforma com aporte de R$ 1,6 milhão da prefeitura e contrapartida do Campus Toledo para aquisição de equipamentos, mobiliário e alocação de servidores para atendimento. O termo de cooperação foi assinado pelo reitor Marcos Schiefler e pelo prefeito Beto Lunitti.
Durante o ato de assinatura, Schiefler destacou a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre academia e poder público para o desenvolvimento local. “Esse projeto vai trazer uma nova etapa na questão da formação das crianças, dos jovens e dos adultos por conta dos programas que vamos desenvolver aqui dentro”, disse.
Na mesma linha, Lunitti, no mesmo sentido, enfatizou a necessidade de o conhecimento científico prestar serviço aos cidadãos. “O espaço ficou tão bonito, pois é nesse sentido que precisamos fazer para as pessoas. Além da informação, é ter um ambiente acolhedor e transformado para que as pessoas se sintam bem. Toda a produção tecnológica precisa estar a serviço da vida”.
Também participaram da cerimônia do ato de assinatura, o diretor-geral do Campus Toledo, Elder Schemberg e o coordenador do projeto, o professor Rodolfo Vertuan.
Localizada no principal cartão postal de Toledo, na península que forma o Parque Ecológico Diva Paim, a Usina do Conhecimento conterá com quatro espaços: Ciência, Lab, Mente e Work, voltados sobretudo para as áreas de biologia, física, matemática, química, matemática e ciência da computação. A expectativa é que o atendimento ao público comece em setembro, tanto para visitas escolares quanto para programas de iniciação científica e ações empreendedoras.