UTFPR e Universidade de Antioquia, na Colômbia, assinam acordo de cooperação
Foto: Diretoria de Comunicação da UdeA / Alejandra Uribe F.
A UTFPR e a Universidade de Antioquia (UdeA) assinaram acordo de cooperação técnica. O documento foi formalizado no primeiro semestre de 2024.
A cooperação prevê a realização de atividades acadêmicas, de pesquisa, de difusão cultural e de extensão, além do intercâmbio de professores, servidores e estudantes. O período de mobilidade será de um semestre acadêmico, prorrogável por mais um. Os detalhes devem ser divulgados em edital específico.
Com isso, alunos de ambas as instituições podem ter apoio e coorientação de trabalhos de conclusão de curso, obter duplo diploma e fazer estágios. Também têm a possibilidade de participar em cursos de curta duração.
A mobilidade segue um cronograma acordado pelas instituições. Por enquanto, a previsão é começar a seleção dos candidatos em março de 2025. O deferimento ou indeferimento ocorre em maio e junho. A mobilidade começa entre agosto e setembro.
A negociação começou em 2023, quando representantes da UdeA visitaram o Campus Santa Helena, região oeste do Paraná. Eles também conheceram os campi Medianeira e Toledo, durante evento da UTFPR.