UTFPR integra parceria entre Curitiba e Suécia
Foi estabelecido um acordo entre a UTFPR, o Instituto Real de Tecnologia KTH de Estocolmo (Suécia), a Prefeitura de Curitiba e outras instituições, na sexta-feira (27). O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, por meio de iniciativas em cooperação internacional.
O foco vai ser voltado à infraestrutura urbana, à gestão ambiental e aos sistemas agroalimentares. A ideia é concentrar esforços na capital paranaense, a fim de tornar as ações uma referência para outras cidades do Brasil e do mundo.
A assinatura do termo de entendimento ocorreu durante o 2º Integra Curitiba, evento sobre Bioeconomia Circular em Cidades Sustentáveis. A embaixadora da Suécia, Johanna Skoog, esteve presente no evento e assinou como testemunha.
Vão atuar diretamente nos projetos do acordo: a presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável da UTFPR, Tamara van Kaick, e os pesquisadores do Câmpus Curitiba, Cassia Ugaya, Tatiana Gadda, Fátima Bassetti e Keiko Fonseca. “Este é o segundo acordo que assinamos com a Prefeitura de Curitiba e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Desta vez, envolvendo a KTH, que já é nossa parceira em um projeto de Cidades Inteligentes”, afirmou Van Kaick.
Também fazem parte dessa parceria a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fundação Araucária, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), a Universidade Positivo (UP) e o Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (Isae).