UTFPR lança livro que marca os 50 anos do grupo de teatro TUT
A Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizou o lançamento do livro que registra a trajetória do grupo de teatro da instituição (TUT), no mês de fevereiro.
Organizada pelo professor e atual diretor teatral Ismael Scheffler, a obra “TUT: 50 anos de teatro” faz uma revisão da trajetória do grupo de teatro da instituição, de 1972 a 2022. Além da pesquisa baseada em documentos, depoimentos e entrevistas, o livro reúne fotografias dos principais espetáculos encenados pelo grupo nesse período, além de imagens dos cartazes e dados das fichas técnicas.
Scheffler conta que estão em destaque os depoimentos de cerca de 30 ex-integrantes de diferentes fases do grupo. Cada um deles retoma lembranças das respectivas épocas e testemunham como a experiência de fazer teatro na Universidade impactou em suas vidas.
No processo de elaboração da publicação, foram encontradas diversas curiosidades, incluindo que o TUT ficou em temporada no Teatro Guaíra, em 1975. Também foi descoberto que houve a estreia no palco do Guairão do espetáculo 'O pagador de promessas', texto de Dias Gomes, sob a direção de Aluízio Cherobim. "Segundo o diretor teatral Oraci Gemba, este foi o primeiro espetáculo teatral apresentado naquele palco inaugurado no final de 1974. Descobrimos essa informação por meio de um jornal da época. É algo que poucos sabem. Por isso, a importância de registrar essas grandes narrativas e compreender o que foram os 50 anos de teatro dentro da UTFPR”.
Scheffler ainda reforça a relevância do resgate da memória do TUT. “Ainda é preciso lembrar como o grupo se transformou em cinquenta anos, uma vez que foi criado durante a ditadura militar e acompanhou o processo histórico brasileiro”, afirma. Para ele, conhecer a história do TUT em meio século de sua existência é mergulhar na história da instituição e na história do teatro curitibano e brasileiro."Vemos as mudanças da UTFPR, que passou de Escola Técnica para Cefet-PR para, enfim, universidade. Vemos as mudanças nos perfis estudantis, diferentes entendimentos pedagógicos da função do teatro em instituições de ensino, as maneiras como os processos criativos foram sendo realizados. Vemos as mudanças políticas do Brasil. As transformações tecnológicas nos registros das peças. São 50 anos de história! Muita coisa aconteceu!", conclui.
Confira gratuitamente o ebook "TUT: 50 anos de teatro" e o site da Editora da UTFPR.
Mais sobre
Esta é a segunda obra sobre o TUT disponível. O primeiro livro do TUT "35 anos de teatro na UTFPR", em comemoração ao aniversário do grupo, foi disponibilizado em 2007. A publicação abordou o legado do diretor-fundador do grupo José Maria Santos (1972-1989) e outras diretoras que o antecederam (1990-2005), com base em uma pesquisa realizada em 2005, que encontrou um acervo de fotos, imagens e documentos antigos sobre o grupo.