UTFPR mais uma vez é a instituição com mais TCCs premiados pelo Crea-PR

Três trabalhos de alunos da UTFPR conquistaram a primeira colocação no Prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Ao todo, dos 33 trabalhos premiados, oito da Universidade Tecnológica ficaram entre as três primeiras colocações, levando a instituição a ser a Universidade com mais trabalhos premiados. Os TCCs reunidos são de diferentes áreas da engenharia, agronomia e geociências.
O objetivo do prêmio é valorizar os projetos com mais destaque das instituições a aproximar o Conselho e os futuros profissionais das suas áreas de atuação. Com isso, os selecionados vão participar da Mostra de TCCs do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, com todas as despesas dos autores pagas pelo Conselho, além de poder submeter a produlçao para publicação na revista técnico-científica do órgão.
Confira a seguir os premiados da UTFPR nesta edição.
1º lugar na modalidade Segurança do Trabalho
TCC: Aplicação da inteligência artificial na segurança do trabalho: personalização do ChatGPT utilizando as normas regulamentadoras
Estudante: Gabriel Nardi Farinazzo
Orientação: Adalberto Matoski
Campus: Curitiba
1º lugar na modalidade Florestal
TCC: O setor da silvicultura em Dois Vizinhos : a biomassa de eucalipto para o desenvolvimento agroindustrial
Estudante: Jose Agostinho da Rosa Junior
Orientação: Felipe Rodrigues Alcides
Campus: Dois Vizinhos
1º lugar na modalidade Química
TCC: Uso de Chlorella fusca no tratamento de biogás na remoção de CO2 e H2S para aplicações energéticas
Estudante: Emilli Fernanda Cruz de Oliveira
Orientação: Marcelo Real Prado e Stéphani Caroline Beneti
Campus: Campo Mourão
2º lugar na modalidade Agronomia
TCC: Efeito do glifosato aplicado no florescimento da soja em parâmetros morfofisiológicos e no desempenho da cultura
Estudante: Luis Fernando Costa e Silva
Orientação: Carlos André Bahry
Campus: Dois Vizinhos
2º lugar na modalidade Química
TCC: Organisch: indústria do biometanol
Estudantes: Eloísa Vasconcelo Carmelo, Gabriel Santana Ribeiro, Gabriela Bernardes Freitas e Vitória Hipolito Silva
Orientação: Rafael Oliveira Defendi e Fernando Alves da Silva
Campus: Apucarana
2º lugar na modalidade Química
TCC: Síntese e caracterização de biochar de escamas de peixe: avaliação do potencial como condicionador de solos e promotor do crescimento vegetal
Estudante: Caroline Stefani Muniz
Orientação: Fabiano Bisinella Scheufele
Campus: Toledo
3º lugar na modalidade Elétrica
TCC: Desenvolvimento de método de odometria visual para inspeções por imersão
Estudante: Thiago Estrela Kalid
Orientação: Thiago Alberto Rigo Passarin
Campus: Curitiba
3º lugar na modalidade Química
TCC: Modelagem e simulação do crescimento de Saccharomyces cerevisiae para a produção de hidromel
Estudante: Gabriel Martiniak
Orientação: Aline de Cássia Campos Pena
Campus: Ponta Grossa