Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR participa de evento internacional sobre previdência social

UTFPR participa de evento internacional sobre previdência social

Publicado 11/22/2022, 4:46:18 PM, última modificação 11/24/2022, 1:59:01 PM
Reitor Marcos Schiefler destacou o papel das universidades na proposição de soluções para a sociedade

Detalhe da transmissão do Congeps, com participação do reitor da UTFPR (Imagem: Decom)

A UTFPR foi uma das instituições representantes da academia no Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps), realizado nos últimos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022, em Brasília (DF), com o objetivo de fomentar discussões e trocas de experiências voltadas para o desenvolvimento de alternativas inovadoras para a melhoria da prestação de serviços.

Durante a sua fala, o reitor Marcos Schiefler, único reitor a participar da abertura do evento, destacou o papel das universidades na proposição de soluções para a sociedade. "Nós seguimos cumprindo nosso papel de universidade pública, de universidade federal, que tem o custeio e seu investimento bancados pelo Governo Federal; e temos uma política de trabalharmos em rede e de sairmos dos nossos muros e formar profissionais de gabarito e gerar conhecimento. Quando nós agimos na sociedade, encarando os problemas e levando as soluções, nós estamos cumprindo o papel da academia e de universidade tecnológica, uma universidade que tem viés de trabalho prático", disse.

Ao lado ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira; o  ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; do ministro do TCU, Aroldo Cedraz, do presidente do INSS, Guilherme Serrano; e do presidente da DATAPREV, Gustavo Canuto (egresso do curso técnico do CEFET-PR), além de outras autoridades, o gestor da UTFPR também destacou o processo digitalização pelo qual a UTFPR vem passando nos últimos anos, como a implantação do Sistema Eletrônico de Informação e do Diploma Digital, além da otimização dos recursos de gestão com o E-Social e com a implantação Programa de Gestão de Desempenho para os servidores da instituição. Sobre sua participação, Schiefler complementa: "Fomos destacados, convidados e custeados, como Universidade parceira no desenvolvimento de sistemas e soluções,  para lá estar compondo o dispositivo de honra".

O Congeps teve um total de 132 trabalhos inscritos, entre comunicação oral, pôster digital e painel de boas práticas. O evento reuniu organismos nacionais e internacionais de previdência, comunidade acadêmica e sociedade em geral, na articulação de uma rede de atores dispostos a dialogar sobre os desafios contemporâneos da Previdência Social e as perspectivas de futuro para o serviço público.