UTFPR passa a integrar Programa de gestão de informações do Stricto Sensu: o GoPG
A UTFPR passa a fazer parte do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação Stricto Sensu (GoPG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O GoPG foi criado para organizar, padronizar e sistematizar a gestão da informação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), promovendo maior eficiência e transparência.
A participação oficial da instituição foi publicada na última sexta-feira, 30, no Diário Oficial da União. Com o anúncio, a UTFPR passa a ser a 19ª instituição do País a fazer parte do Programa (dentre as 430 instituições de ensino superior do Sistema Nacional de Pós-Graduação), o qual selecionou ainda uma instituição por região para ser a representante oficial no GoPG a compor o piloto de testes de integração de dados de repositórios institucionais (RIUT) com a Plataforma Sucupira. Pela região Sul, a Universidade Tecnológica foi a escolhida.
Com o GoPG, as informações do stricto sensu ficam disponibilizados em uma plataforma unificada, contendo dados atualizados sobre produção docente, projetos, discentes, egressos, infraestrutura, indicadores e outros elementos relevantes para a gestão acadêmica.
A viabilidade de participação da Universidade no Programa é resultado de um trabalho conjunto entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Dirgti) e do Sistema de Bibliotecas da UTFPR.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Michele Potrich, essa padronização dos dados com uniformidade das informações entre os diferentes programas e campi da instituição, facilitará na elaboração de relatórios, comparações e tomadas de decisão. “O Sistema permitirá um melhor diálogo entre os programas, coordenadores, diretores de pesquisa e demais setores da Instituição, uma vez que todos têm acesso aos mesmos dados confiáveis e atualizados”, explica.
Além disso, a pró-reitora destaca outras facilidades como a redução de tempo operacional para busca e inserção de dados, os quais antes necessitavam que fossem feitas em múltiplas fontes; e o maior controle dos indicadores de avaliação, buscando o melhor desempenho dos programas.
GoPG
O Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) foi implementado em agosto de 2023 pela Capes, com a finalidade de viabilizar ações relacionadas à interoperabilidade entre sistemas acadêmicos, científicos, tecnológicos e de inovação, no que diz respeito à pós-graduação.
Entre os objetivos estão o de apoiar as instituições de ensino no sentido de promover o uso compartilhado de dados, coordenar redes de discussão a respeito de padrões de dados da pós-graduação e desenvolver e disseminar ferramentas de apoio à integração entre sistemas.