Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR sediará conferências de Ciência, Tecnologia e Inovação

UTFPR sediará conferências de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado 3/19/2024, 7:52:06 AM, última modificação 3/21/2024, 11:39:02 AM
As inscrições para participar dos eventos são gratuitas e já estão abertas

Eventos discutirão o futuro da ciência e tecnologia no Brasil (Foto: Decom)

A UTFPR sediará a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná e a 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ambas organizadas pelo Governo do Estado do Paraná. Esses eventos fazem parte da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, programada para ocorrer de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília (DF).

A coordenação dessa iniciativa está a cargo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em colaboração com a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária, e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná da UTFPR (Funtef-PR).

Para Claudia Regina Xavier, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e integrante da comissão organizadora do evento na instituição, o convite para sediar as conferências representa um "marco histórico".

"É um marco histórico para nossa instituição poder participar ativamente e receber outras entidades paranaenses, representando a acadêmia, agremiações e a sociedade organizada. Esperamos discutir e fazer propostas para o novo plano nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação para o próximo decênio. Acredito que os resultados da reunião Estadual e Regional terão um grande impacto no desenvolvimento e crescimento do Brasil". O evento deve reunir em torno de 700 pessoas na UTFPR.

As inscrições para participar dos eventos, agendados para 3 e 4 de abril e 25 e 26 de abril de 2024 em Curitiba, são gratuitas e já estão abertas.

Roberto Cândido, diretor de Extensão, enfatiza que a oportunidade de sediar as conferências representa um reconhecimento à importância da UTFPR, consolidando-a como universidade de referência na ciência, pesquisa e inovação.

Os eventos reunirão representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, organizações de pesquisa científica e tecnológica, comunidade científica, ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação, ambientes promotores de inovação, organizações da sociedade civil, gestores e técnicos governamentais, além de representantes do setor produtivo empresarial.

As conferências estadual e regional serão realizadas no campus da UTFPR em Curitiba, localizado na Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças, e contam com a parceria de diversas instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Além disso, os encontros contam com o apoio de instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Conselho Nacional da Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba (CMCTI), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a União Paranaense de Estudantes (UPE).

Para obter mais informações, consultar as prévias das programações e efetuar a inscrição, acesse o site do evento: uvpr.pr.gov.br/ccti.

Reportar erro