Vestibular UTFPR mantém crescimento de matrículas após 1ª chamada
O número de matrículas com documentação homologada cresceu mais uma vez após a 1ª chamada do Vestibular de Verão da UTFPR. A comparação é com os dados do Sisu 2023.1, quando, nesta mesma etapa, foram homologados documentos referentes a 41,17% do número de vagas ofertadas. Na edição atual, este percentual subiu para 52,70%.
O aumento já havia sido percebido no Vestibular 2023.2 em relação ao Sisu 2022.2. Na ocasião, o processo seletivo da UTFPR fechou a 1ª chamada com 29,65% de homologação de documentos, um acréscimo médio de sete pontos percentuais no índice referente ao Sisu do ano anterior.
De acordo com o coordenador do Vestibular UTFPR, Newton Will, a comparação entre o processo seletivo próprio e o Sisu demonstra que o primeiro, mais regionalizado, apresenta um percentual um pouco menor de convocação de 1ª chamada do que o Sisu (76% e 79%, respectivamente), mas substancialmente maior de homologação de documentos, ou seja, de efetivação de matrículas.
Alguns campi, neste semestre, tiveram inclusive percentuais maiores de convocados pelo Vestibular do que pelo Sisu. Foi o caso de Curitiba, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa.
Outro ponto destacado por Newton Will desta edição do Vestibular da UTFPR foi o aumento de 65% para 90% dos deferimentos de matrículas dos cotistas que tiveram que comprovar renda, por conta da adoção do CadÚnico como documento obrigatório.
Segunda chamada
A expectativa é que o número de matrículas com documentação homologada suba ainda mais após a segunda chamada, que convocou novos candidatos no dia 29 de janeiro. Desta sexta, 2, até a próxima segunda-feira, 5, é possível substituir documentos para ter a matrícula deferida. O resultado da etapa 1 está previsto para ser divulgado no dia 6 de fevereiro, cabendo recurso em caso de indeferimento de matrícula.
Nos dias 28 e 29 de fevereiro, os candidatos precisam ainda confirmar a intenção de iniciar as atividades como estudantes da UTFPR. O início do semestre letivo, com recepção dos calouros, está marcado para 29 de fevereiro.