Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Vestibular UTFPR recebe inscrições até terça, 9 de abril

Vestibular UTFPR recebe inscrições até terça, 9 de abril

Publicado 4/5/2024, 3:04:30 PM, última modificação 4/5/2024, 3:04:57 PM
Metade das vagas ofertadas no seletivo é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas

Centro de aplicação de provas do Vestibular UTFPR em Londrina, no Norte do Paraná (Foto: Decom)

O Vestibular de Inverno da UTFPR recebe, até a próxima terça-feira (9), inscrições de candidatos às 4.219 vagas ofertadas em 106 cursos de graduação da Universidade para o segundo semestre letivo deste ano.

Metade das vagas ofertadas no seletivo é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com cotas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência e para quem tem renda familiar per capita de até um salário-mínimo.

Para os candidatos que não solicitaram isenção no pagamento da taxa, a inscrição tem um valor de R$ 150; o pagamento deve ser realizado até o dia 10 de abril.

Os candidatos podem escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. Os não classificados em nenhuma das duas opções, ficarão automaticamente inscritos na lista de espera, podendo concorrer às chamadas complementares.

O edital prevê a participação de treineiros, modalidade voltada a quem pretende realizar as provas como um teste de conhecimento, sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.

As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. Serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, e outra de redação em língua portuguesa. Mais informações podem ser encontradas no Espaço do Candidato, como o programa de provas, o manual de inscrição e o guia.

Sobre a UTFPR

A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em todas as regiões do Paraná com campus instalados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Além de ter uma oferta 100% gratuita, a Universidade também conta com programas e políticas de auxílio aos seus estudantes, através de editais de seleção para conceder apoios e bolsas, além de oportunidades para o desenvolvimento da carreira.

Passo a passo

  1. Acesse o Portal do Candidato.
  2. Caso ainda não tenha, realize o cadastro dos dados pessoais e contatos.
  3. Responda ao questionário socioeconômico educacional.
  4. Preencha o formulário de inscrição, que indicará as modalidades possíveis de concorrência, de acordo com as respostas.
  5. Escolha a cidade em que quer realizar as provas e os cursos. Também selecione entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de língua estrangeira moderna.
  6. Finalize a inscrição.
  7. Caso necessário, ainda pelo Portal do Candidato, você poderá solicitar atendimento especial para as provas ou isenção da taxa de inscrição.