De Londrina ao Sul: o olhar que antecipa as enchentes

O engenheiro ambiental e sanitarista Julio Cesar Angelo Borges, egresso da UTFPR Londrina , trilhou uma jornada que une ciência, tecnologia e propósito. Formado em 2020, ele lembra com entusiasmo das disciplinas que acenderam sua paixão pelo mapeamento ambiental e pela gestão de recursos hídricos — áreas que, mais tarde, definiriam sua trajetória acadêmica e profissional.
Julio destaca que sua formação na UTFPR foi fundamental para sua trajetória. “Mais do que o aprendizado técnico, foram o convívio e as experiências vividas ali que moldaram minha forma de pensar e de atuar. Carrego comigo tudo o que aprendi nesse ambiente colaborativo, desafiador e inspirador.” Durante a graduação, ele mergulhou nas aulas de Cartografia, Fundamentos da Geomática e Geomática Aplicada, ministradas pela Profa. Ligia Flavia Antunes Batista. Foi ali que descobriu o fascinante universo da geomática — o conjunto de tecnologias que unem cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento — e suas múltiplas aplicações com satélites e drones.
O interesse cresceu ainda mais quando iniciou a Iniciação Científica com a Profa. Edilaine Regina Pereira, pesquisando o uso de coagulantes orgânicos, como a Moringa oleífera, no tratamento de água e efluentes. “Foram três anos de pesquisa que me mostraram o quanto é possível aliar conhecimento técnico e impacto real”, resume.
Essa vivência prática e interdisciplinar moldou o caminho que o levou ao Rio Grande do Sul, onde hoje é doutorando na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Seu projeto de pesquisa busca soluções para um dos maiores desafios do estado: as inundações. Julio integra um grupo que desenvolve um Sistema Integrado de Previsão Hidrológica em Tempo Real e Alerta Antecipado, ferramenta que pode salvar vidas e apoiar a gestão de eventos extremos.
Além disso, participa de outras frentes do grupo, como o aeromapeamento de áreas urbanas, levantamentos topográficos e batimetria de corpos hídricos — sempre ampliando a conexão entre hidrologia, sensoriamento remoto e mapeamento ambiental.
Hoje, Julio segue com a mesma curiosidade que o guiou nos corredores da UTFPR Londrina , agora voltada a novos desafios. Sua história soma-se à campanha #EgressosEmDestaque: nossos Embaixadores!, que marca os 20 anos da transformação da UTFPR e reencontra quem segue levando essa história adiante.
