Inclusão
Nesta semana, de 03 a 07 de dezembro, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), da UTFPR Câmpus Londrina, com apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade e do Projeto Qualidade de Vida (NUAPE), promove uma campanha em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado oficialmente no dia 03 de dezembro.
O objetivo é promover uma sensibilização e reflexão da comunidade universitária a cerca dos desafios de uma sociedade inclusiva, bem como os preceitos preconceituosos que ainda são pronunciados de forma subliminar ou direta, dificultando muitas vezes a inserção de pessoas com deficiências nas esferas sociais, políticas, econômicas e até culturais.
De acordo com a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade do Câmpus, Camila Harumi Sudo, o dia internacional da pessoa com deficiência, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1998 para provocar uma reflexão sobre a inclusão da pessoa com deficiência. Inclusão para que a pessoa com deficiência tenha condições de tratamento e oportunidades como aquelas sem deficiência. Igualdade para, por exemplo, circular pela cidade em que vive, estudar e trabalhar. Especialmente no que diz respeito a educação, “uma educação inclusiva é a base para que as pessoas com deficiência acessem seus demais direitos”, salienta a servidora.
Todos estão convidados a acessar os conteúdos digitais sugeridos nos cartazes fixados nos blocos A, K e Restaurante Universitário ou disponíveis em outros canais de comunicação institucional do Câmpus (sistema de TVs, etc.).