Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Menção Honrosa

Menção Honrosa

Publicado 2/27/2018, 12:22:03 PM, última modificação 2/27/2018, 12:22:28 PM
Publicação de Professor do Câmpus recebe Menção Honrosa pela Editora IOP

O professor João Luiz do Vale, do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, da UTFPR Câmpus Londrina, em conjunto com os professores Carlos Henrique da Silva e Giuseppe Pintaúde, da UTFPR Câmpus Curitiba, acabam de receber menção honrosa pela publicação do artigo “Effect of graphite on folded metal occurrence in honed surfaces of grey and compacted cast irons”, no periódico “Surface Topography: Metrology and Properties”, da IOP Science. Esta foi a primeira vez que o periódico divulgou estudos feitos por pesquisadores brasileiros.

A pesquisa intitulada “Efeito da grafita na ocorrência de metal dobrado em superfícies brunidas de ferro fundido cinzento e vermicular” faz contribuições importantes para a indústria de fundição quanto à redução de peso de componentes de motores, gerando um menor número de defeitos superficiais após a etapa de usinagem (brunimento) da sua fabricação.

Comparando o ferro vermicular com o ferro fundido cinzento na fabricação de cilindro foi comprovado que as indústrias podem continuar a investir na fabricação de blocos de paredes mais finas, o que ajudaria a reduzir o consumo de combustível, além de problemas com a chamada “ocorrência de metal dobrado”.

A pesquisa foi apoiada pela multinacional brasileira do ramo de metalurgia, Fundição Tupy, através de um convênio firmado em 2015. A Fundição Tupy é uma importante e constante parceira do Grupo de Pesquisas em Materiais, Tribologia e Superfícies do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) do Câmpus Curitiba.

Com informações da página da Reitoria.

Reportar erro