Metodologias ativas ganham destaque em e-book organizado por servidoras do Campus Londrina

Em um cenário em que a inovação pedagógica se torna cada vez mais essencial para o ensino superior, um novo e-book lançado pela Editora da UTFPR (EDUTFPR) reúne práticas e reflexões sobre como tornar o processo de aprendizagem mais participativo e significativo.
Intitulado “Promovendo a Aprendizagem Ativa no Ensino Superior – Um Guia de Implementação”, o livro foi organizado pelas servidoras Lisandra Ferreira de Lima e Larissa Bassi Piconi, do Campus Londrina da UTFPR, e está disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT).
A obra apresenta experiências reais de docentes do Campus Londrina que vêm aplicando metodologias como Sala de Aula Invertida, Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e em Projetos, entre outras estratégias que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com as organizadoras, o livro busca oferecer um guia prático e acessível para apoiar professores interessados em adotar novas abordagens pedagógicas. A proposta é incentivar a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, colaborativos e conectados à realidade dos alunos, estimulando o protagonismo estudantil e a integração entre teoria e prática.
👉Acesse o livro gratuitamente: