Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Pesquisa de Pós-Doutorado

Pesquisa de Pós-Doutorado

Publicado 7/12/2019, 4:26:36 PM, última modificação 7/12/2019, 4:33:01 PM
Hibisco e seus Compostos Bioativos é tema de Pesquisa de Pós-Doutorado de Docente do Curso de Tecnologia em Alimentos

Na próxima quarta-feira, dia 17 de julho, a professora Caroline Maria Calliari, do Departamento Acadêmico de Alimentos, da UTFPR Câmpus Londrina, fará a apresentação pública da pesquisa resultante de seu Estágio Pós-Doutorado em Engenharia de Alimentos e Biotecnologia, na Università di Genova, na Itália.

O trabalho intitulado “Estrazione verde, Caratterizzazione e Incapsulamento di Composti Bioativi di Hibiscus Sabdariffa L.”, supervisionado pela Profa. Patrizia Perego, teve como objetivo identificar técnicas ambientalmente sustentáveis na extração de compostos bioativos do Hibisco, os quais atuam retardando o envelhecimento de células e diminuem a velocidade de formação de radicais livres, atuando, de maneira positiva, na saúde de um modo geral.

As técnicas com microondas, ultrassom e equipamentos de alta pressão e de alta temperatura, foram utilizadas durante a pesquisa com o intuito de minimizar o uso de solventes e a geração de resíduos poluentes. De acordo com a Profa. Caroline, os resultados obtidos foram muito satisfatórios e o produto final servirá de fonte para novas pesquisas que visam caracterizar as propriedades do hibisco como fontes inesgotáveis de benefícios para a saúde.