Semana do Meio Ambiente
O evento alusivo ao dia mundial do meio ambiente, promovido no final da semana passada, entre os dias 04 e 06 de junho, superou as expectativas dos organizadores. O Webinar “Impactos dos Resíduos Sólidos na Biodiversidade”, promovido pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos, da UTFPR Câmpus Londrina , também contou com duas oficinas práticas.
Na Webinar proferida pelos pesquisadores Carlos Rodrigo Brocardo (Instituto Neotropical) e Camila Domit (UFPR), no dia 05, o número de inscritos chegou a 125, sendo esses advindos de mais de 40 cidades brasileiras e de Portugal.
As oficinas “Transformação de Caixas de Papelão em Caixas Organizadoras” e “Confecção de Fantoches com Material Reciclável e Contação de Histórias” realizadas respectivamente nos dias 04 e 06, também tiveram uma boa repercussão, sendo que na última, por meio da contação da história "Caco: o macaco solitário e solidário", dez crianças, de diferentes cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, puderem refletir sobre a importância da coleta seletiva solidária, do impacto dos resíduos sólidos na biodiversidade e da importância de cada um na promoção de um mundo melhor.
Para a Profa. Tatiane Cristina Dal Bosco, presidente da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus, a promoção do evento na modalidade online foi extremamente positiva, possibilitando o alcance de um público de diversas localidades do Brasil e até do exterior, “o que seria difícil, caso o evento fosse presencial”, ressaltou.
A diversidade das ações solidárias realizadas em cumprimento ao pedido da comissão no ato da efetivação da inscrição, também chamaram a atenção da comissão organizadora, pois os participantes realizaram ações que incluíram, por exemplo: doações de roupas, alimentos, máscaras e de produtos de higiene; atendimento a necessidades de idosos; preparo de alimentos para pessoas em situação de rua; produção de mudas para plantio de árvores; eliminação de focos de mosquitos da dengue; oferta de cursos à comunidade; coleta de resíduos nas praias; cuidados com animais abandonados, etc.
A docente agradece aos palestrantes por terem abordado de forma tão rica questões que circundam a gestão dos resíduos sólidos na perspectiva da biodiversidade. Aos estagiários da Comissão, que apoiaram toda a organização do evento e ministraram as oficinas, também proferiu elogios, dado ao comprometimento e trabalho desenvolvido por todos.