Trabalho sobre Açúcar Mascavo é premiado em Congresso Internacional
Um estudo sobre as características do açúcar mascavo, desenvolvido em parceria pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Londrina) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi premiado como o melhor trabalho apresentado no 3rd International Congress on Advances in Sensory Science and Consumer Research (ICASSCR), realizado no mês passado no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP).
O trabalho intitulado “Influence of Grain Size on the Instrumental and Sensory Color of Mascavo Sugar” investigou como o tamanho dos grãos influencia a percepção de cor do açúcar mascavo, tanto por análises instrumentais quanto sensoriais. A pesquisa busca contribuir para o aperfeiçoamento de métodos de seleção e classificação do produto, com foco na padronização e valorização comercial.
A autoria é do estudante Vinicius Pariser Marques Xavier, do curso de Engenharia de Materiais e bolsista do Programa de Estímulo ao Empreendedorismo Inovador da UTFPR, sob orientação dos professores Lyssa Setsuko Sakanaka e Claudio Takeo Ueno (UTFPR), em parceria com os docentes José Luis Franco de Godoy e Marta Regina Verruma-Bernardi (UFSCar).
O congresso foi promovido pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, com o apoio do Laboratório de Ciência Sensorial e Estudo do Consumidor, e teve como objetivo reunir especialistas, pesquisadores e profissionais da indústria para discutir os avanços e desafios da ciência sensorial e do comportamento do consumidor.