Campus Medianeira recebe investimento de R$ 24,3 milhões da Itaipu Binacional
No dia 9 de maio, no miniauditório do Campus Medianeira da UTFPR, a Itaipu Binacional anunciou um investimento de R$ 24,3 milhões para a ampliação e melhorias da infraestrutura do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR – CienTech Oeste. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo na região oeste do Paraná.
A conquista dos recursos contou com o apoio de articulações políticas, incluindo a colaboração da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do Deputado Federal Elton Carlos Welter, que atuaram para viabilizar o repasse junto aos órgãos federais e parceiros institucionais.
Para oficializar o investimento, no dia 10 de junho, o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Foz do Iguaçu para a assinatura simbólica do convênio para repasse dos recursos. Na ocasião, o reitor da UTFPR, professor Everton Lozano, também participou da cerimônia e assinou o documento oficializando a entrega do aporte junto às demais autoridades.
Os recursos serão destinados a diversas melhorias na infraestrutura do Cientech Oeste, incluindo:
• Construção do Centro de Pesquisa e Inovação (CPInova), no qual serão instalados quatro laboratórios avançados de pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico;
• Melhorias do Centro Empresarial de Inovação;
• Construção portal de acesso;
• Cercamento da área que o Cientech Oeste ocupa;
• Estruturação de rede lógica e de segurança do Parque;
• Aquisição de equipamentos para laboratórios;
• Construção de laboratório vivo (Living lab);
• Elaboração de Projetos para obras futuras;
• Melhoria no sistema viário, entre outras ações.
Além da UTFPR e da Itaipu Binacional, o projeto envolve o Itaipu Parquetec, que será responsável pela revisão dos projetos atuais, contratação e fiscalização das obras (sendo apoiada pela UTFPR), e a Fundação de Apoio à UTFPR (Funtef-PR), encarregada da aquisição e instalação dos novos móveis e equipamentos.
O diretor-geral do campus Medianeira , professor Claudio Leones Bazzi, destacou a importância do investimento para o crescimento do CienTech, que já funciona há quatro anos:
“Esperamos que nossos alunos e pesquisadores desenvolvam seus estudos e ideias de forma a transformá-los em negócios inovadores, contribuindo para que permaneçam em nossa região, gerando emprego, renda e impulsionando o desenvolvimento regional”, afirmou.
O CienTech atende também aos campi de Santa Helena e Toledo , beneficiando cerca de 4,5 mil alunos da UTFPR.
Para o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, o impacto do investimento vai além da universidade: “Estamos falando de melhorias no meio ambiente, criação de novas empresas, desenvolvimento científico e tecnológico, redução da pobreza e geração de renda”, ressaltou.
Principais benefícios regionais do investimento:
▪ Fortalecimento da inovação e pesquisa: o CPInova e seus laboratório deverão impulsionar projetos científicos e tecnológicos, consolidando a região como referência em inovação no Paraná.
▪ Geração de emprego e renda: o estímulo ao empreendedorismo, por meio da incubação de startups e apoio a novos negócios, deve gerar empregos qualificados e manter talentos na região.
▪ Desenvolvimento de empresas locais: a modernização do Centro Empresarial de Inovação fortalecerá micro e pequenas empresas inovadoras, ampliando sua competitividade.
▪ Melhoria na formação acadêmica: novos equipamentos e infraestrutura proporcionarão um ambiente de ensino mais moderno, beneficiando diretamente os estudantes dos campi de Medianeira , Toledo e Santa Helena .
▪ Impacto ambiental e social positivo: os investimentos, com apoio do Itaipu Parquetec, também visam o desenvolvimento sustentável, com foco na redução da pobreza, inclusão social e proteção ambiental.
Essa parceria reforça o compromisso das instituições com o desenvolvimento regional e consolida o papel da UTFPR como polo de inovação e transformação social no Paraná.